18 de junho de 2019

 

Mesmo em um mercado tão lucrativo, é natural que no dia a dia da gestão alguns problemas apareçam nos restaurantes.

O ideal é identificar os erros o mais rápido possível, para corrigir estas situações e não deixar que os clientes sejam afetados por isso.

Afinal, pequenos erros podem comprometer a credibilidade, fechamento do caixa, confiança, pedidos e todos os processos de um restaurante.

E isso é o tipo de coisa que afasta clientes e resulta na falência do seu restaurante. Queremos evitar isso a todo custo!

Então, é necessário dobrarmos nossa atenção aos clientes e ter certeza que estamos fazendo de tudo para que se sintam satisfeitos ao deixar o local.

Quer conhecer os maiores problemas dos restaurantes?

Continue conosco e saiba como evitá-los. Boa leitura!

Falta de planejamento

Planejar suas ações é essencial para a gestão de qualquer empreendimento. É partindo disso que surgem bons resultados para seu restaurante.

O planejamento é a base do negócio e, se não for bem elaborado, você pode vir a sofrer sérios prejuízos financeiros por não estruturá-lo, ou não seguí-lo. Isso porque de nada adianta criar um planejamento e não colocá-lo em prática.

Pense nos seus objetivos e metas. Onde você quer chegar com seu restaurante?

Depois disso é hora de planejar as ações que vão te ajudar a alcançar este objetivo.

Todos os setores do seu empreendimento precisam de planejamento: o setor financeiro, administrativo, estoque, marketing.

Conversas paralelas entre funcionários

Funcionários acabam criando amizades por trabalharem juntos todos os dias, mas é preciso tomar cuidado durante os horários de restaurante cheio.

As conversas entre os funcionários durante o horário de expediente é citado, por uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo, como uma das principais queixas dos clientes.

Querer realizar um pedido, mudança ou solicitação e não encontrar um profissional pronto para lhe atender, pode ser desconfortável.

Porém, ver que o funcionário está ali, só não está atento ao cliente, pode gerar frustração e descontentamento.

Seja qual for o tamanho do seu restaurante, realizar bom atendimento é prioridade. Por isso, vale a pena os lembretes diários aos funcionários, sempre repassando o quão importante é ter uma boa relação com os clientes.

Superlotação

Calma, não estamos falando de um restaurante cheio de clientes, apenas.

É comum encontrarmos restaurantes que, com o aumento da clientela, colocam mais mesas no salão.

O que acaba resultando em um ambiente sufocado, no qual nem os garçons conseguem se movimentar com tranquilidade.

Não ter um espaço confortável para se locomover, para chegar até a mesa ou para ser atendido é, no mínimo, uma situação chata.

Além disso, clientes reclamam nessas situações pois muitas vezes é possível escutar claramente o que as pessoas da mesa ao lado estão falando, ou até mesmo ler o que o outro escreve no celular.

Essa “superlotação” deixa uma imagem de descaso, um desconforto entre todos os clientes e uma aparência muito ruim para o restaurante.

Se o seu estabelecimento está nessa situação, procure aumentar o espaço entre as mesas se desfazendo de algumas.

É preferível ter um controle maior de reservas e listas de esperas do que ter um salão cheio de clientes, porém todos insatisfeitos com o espaço cheio.

Falta de controle do caixa

Fazer o controle financeiro do seu restaurante é essencial para que você alcance bons resultados. Afinal o financeiro do seu restaurante é que regula toda a lucratividade dele.

A atividade mais importante no que diz respeito ao financeiro de sua empresa, é o controle de caixa. Todo o movimento financeiro deve ser lançado para evitar inseguranças e incertezas na hora de fechar o caixa.

Para tanto, realize o registro diário de contas a pagar, receber, controle de estoque e vendas. Toda entrada ou saída, de qualquer que seja o valor, deve ser registrado.

Isso vai permitir que o gerenciamento do seu restaurante e as tomadas de decisão aconteçam com base nos dados e cálculos feitos no seu controle.

Isso irá garantir maior probabilidade de lucro e sucesso do seu negócio.

Falta de controle de estoque

O controle de estoque também é de suma importância. Ele faz parte também do controle financeiro, uma vez que esse controle evita que você tenha gastos extras.

Mercadorias paradas podem acabar vencendo. Isso devido a falta do controle, ou até mesmo pela compra excessiva destes produtos.

A melhor opção aqui é de longe um software. Ele vai ser um grande auxiliar no controle de todo o seu estoque. Assim como no controle de caixa também.

Ele vai avisar quando uma mercadoria estiver perto do seu vencimento, assim como a quantidade de produtos armazenada.

Esse tipo de informação ajuda a saber a exata quantia que deve ser comprada de cada produto, ajudando a evitar gastos extras e desnecessários.

Não conhecer seu restaurante, público e segmento

Conhecer seu público também é importante. Quando você compreende seu estilo de vida e poder aquisitivo, fica muito mais fácil oferecer o que ele precisa, e o que ele gosta.

Esse tipo de informação vai garantir que, uma vez que este cliente conheça seu restaurante, ele se torne freguês.

Isso garante que exista um fluxo de caixa seguro, uma vez que e quando as pessoas passam a voltar com frequência ao seu restaurante, existe segurança financeira para o gestor.

Atendimento displicente

Os clientes esperam, no mínimo, serem bem atendidos, e por vezes isso não acontece.

A falta de atenção, despreparo, falta de experiência e conhecimento dos garçons durante os pedidos podem culminar em entregas erradas e esquecimento dos pedidos.

Pela perspectiva do cliente, é a pior coisa que poderia acontecer. É desgastante corrigir pedidos, esperar muito tempo ou não poder confiar no atendimento que está sendo dado.

Esses erros podem ser corrigidos com uma equipe bem preparada e com treinamentos diários e utilizando a tecnologia que muito nos serve no ambiente de trabalho.

Não explorar a tecnologia

Não utilizar a tecnologia como aliada na gestão do seu restaurante, é um grande erro. E isso fica ainda mais evidente quando falamos do universo digital.

Em primeiro lugar está a presença de sua marca nas redes sociais. Ter páginas no facebook e no instagram é essencial.

Outra vantagem é a utilização do whatsapp para fazer o atendimento.

A utilização desta ferramenta é uma realidade, que facilita e muito para seu restaurante e para o seu cliente.

Também temos os aplicativos para smartphone. Eles podem ajudar e muito a impulsionar as vendas do seu restaurante.

Estar presente em aplicativos de delivery faz com que muitas pessoas, que sequer sabiam da sua existência, façam uma escolha pelo seu produto.

Isso aumenta o número de clientes e por consequência a lucratividade do seu restaurante.

Isso fica ainda mais latente quando falamos de softwares, uma vez que eles tem o papel de otimizar e agilizar todas as atividades que envolvem seu restaurante.

Conheça o software MOGO Smart que contém funções que facilitam e agilizam o atendimento do garçom, e da gestão de todo o seu restaurante.

Otimize seu atendimento, sua gestão financeira e de estoque. Ganhe tempo e evite o retrabalho.

Consequentemente, faça com que o cliente se sinta bem servido, sem frustrações com pedidos e demoras.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo!

Confira também este material completo para lhe ajudar a entender melhor como otimizar os processos do seu restaurante, e reduzir os erros!

Quais são os maiores problemas dos restaurantes?

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