25 de setembro de 2018

Se você tem ou está pensando em abrir um bar ou restaurante, saiba que durante o percurso há muito a se aprender, mas há um mapa para trilhar um caminho de sucesso.

Durante esse tempo presente neste mercado, a Mogo aprendeu muito sobre gestão atendendo centenas de clientes por todo o Brasil, cada um com suas necessidades, sendo algumas em comum.

Percebemos que muitos donos de bares e restaurantes não conseguem ter uma boa performance, assim como acontece em muitos outros setores.

Afinal, no dia a dia, gerenciar um negócio é uma coisa que nem sempre conseguimos fazer da forma como gostaríamos, não é mesmo?

Isso porque a rotina diária é extremamente desafiadora, e a falta de um bom planejamento muitas vezes não permite que o negócio alcance o sucesso esperado.

Fizemos um lista com o que é fundamental para o sucesso do seu bar ou restaurante. Confira:

 Avalie e adote processos mais eficientes

A falta de planejamento pode ser responsável por você não ter atingido o sucesso desejado.

Avaliar e ajustar sua rotina operacional através de processos claros e objetivos vai ajudar você e a economizar tempo da sua equipe e dinheiro do seu orçamento.

A lista de tarefas diária dos profissionais que atuam nesse setor de bares e restaurantes é muito extensa e exige muita atenção. Precisa ser analisada e projetada para ser o mais eficiente possível.

Nesse caso, é muito importante que você, empreendedor, separe um tempo para mapear essas atividades e elaborar processos mais eficientes para a sua equipe.

Uma forma simples de colocar isso em prática é:

  • Faça uma lista de todas as atividades da sua empresa:

Preferencialmente ordene essa lista por grupos que se relacionam.

Assim você vai ter uma visão mais macro da sua empresa, podendo iniciar as mudanças por grupos ou atividades específicas, que estão com maiores problemas.

  • Trace o objetivo que você busca para cada uma dessas atividades:

Deixe claro para você e para todos os envolvidos que os objetivos x, y e z devem ser alcançados no término da realização dessas atividades.

  • Defina as etapas que devem ser cumpridas para alcançar esses objetivos:

A melhor forma para fazer isso é mapear com um passo a passo, de forma bem simples.

Nesse momento é importante trazer todas as pessoas que estarão envolvidas nessas atividades para que elas mesmas, devidamente orientadas, opinem e construam as etapas dos processos.

  • Crie um guia, uma espécie de manual, para cada uma dessas atividades:

Documente, coloque no papel, para que todos os envolvidos tenham acesso. Isso vai ajudar sempre que for necessário.

Esse guia será utilizado no treinamento e novos colaboradores.

Você vai perceber que isso vai te economizar tempo, além de padronizar o modo de trabalho da sua equipe.

  • Atualize constantemente esses guias:

É importante avaliar e atualizar esse material para que esteja sempre alinhado com os objetivos da empresa.

De cara você vai perceber que algumas etapas colocadas inicialmente talvez sejam desnecessárias, tornando seu processo ineficiente.

Você poderá tirar essa etapa e garantir que a atividade seja mais produtiva. Por isso é importante avaliar cada etapa rotineiramente para garantir que os processos da sua empresa sejam mais produtivos.

Tendo um mapeamento de processo em mãos, você vai conseguir fazer uma análise mais criteriosa do seu negócio, e identificar onde devem ser realizadas as mudanças.

Outro ponto importante que a mudança de processos pode te garantir é na economia de tempo, com a equipe, e também na redução de custos com a mão de obra.

Em algumas empresas, essa economia pode chegar em até 40% de tempo de horas trabalhadas.

Então, redefinir seu processos vai facilitar seu trabalho, aumentar o desempenho da sua equipe e isso é um ponto chave do sucesso para a sua empresa.

A tecnologia é um ponto essencial na evolução da sua empresa

Oferecer produtos e serviços de qualidade com agilidade é sempre muito desafiador.

Percebendo isso, cada vez mais as empresas passam a contar com tecnologia para ajudar na organização da entrega de um serviço de qualidade para seus consumidores, seja através da implementação de softwares, aplicativos, equipamentos ou utensílios, a tecnologia é uma forte aliada para garantir melhor aproveitamento dos equipamentos materiais e humanos disponíveis.

Busque no mercado ferramentas e equipamentos que possam te ajudar nesse avanço, que torne sua rotina mais produtiva, que gere economia e que auxilie você e a sua equipe a economizar tempo.

Antes de optar por alguma tecnologia, converse com pessoas que já utilizam, e escolha a que mais faz sentido e adapte ao seu negócio.

Automatizar sua operação através de um sistema simples e fácil de ser implementado pode ser uma excelente dica para iniciar uma evolução.

Conte com especialistas para auxiliar nessa mudança

Contar com alguém que tem experiência no assunto pode ser fundamental para acelerar a busca pelo sucesso tão almejado.

Especialistas podem acompanhar desde como elaborar processos como também auxiliar na escolha das ferramentas mais adequadas.

Um consultoria específica pode ser um dos pontos chave do sucesso para o seu negócio, pois para cada área existem técnicas e aplicações que são bem específicas.

Para cuidar dos processos de criação e manutenção de cardápio, por exemplo, você deve contar com profissionais qualificados para isso, que poderão contribuir muito para a melhor escolha de produtos e ofertas.

Tenha sempre ao seu lado bons profissionais para te ajudar na adoção de novas práticas e também melhorias, que possam te influenciar de forma positiva e oferecer acompanhamento e treinamento necessário para cada área.

Acompanhe os resultados

Depois de ter definido os processos e escolher as ferramentas adequadas, é hora de acompanhar os resultados e entender os números da sua empresa, saber se eles estão de acordo com o esperado.

Caso não estejam, definir ações de alinhamento são fundamentais para que todo o planejamento faça sentido.

Defina métricas e indicadores para acompanhar os resultados da sua empresa, preferencialmente para cada atividade onde você quer perceber essas mudanças e o avanço desejado.

Através desse acompanhamento também será possível estabelecer e realizar ações de alinhamento.

Algumas métricas e indicadores importantes para você ficar atento:

  • Percentual de crescimento;
  • Valor de ticket médio;
  • Custo das mercadorias vendidas (CMV)
  • Ponto de equilíbrio;
  • Custos fixos;
  • Indicador de lucratividade.

Além dessas métricas e indicadores, existem outros números que podem ser monitorados, e o importante é definir os quais fazem mais sentido para sua empresa e em seguida programar e manter uma rotina para acompanhar esses resultados.

Se essas dicas fazem sentido para você, coloque-as em prática e veja sua empresa trilhar o caminho do sucesso.

Ficou interessado?

Continue acompanhando a Mogo e tenha muito mais informações sobre o mercado de bares e restaurantes.

Conheça as tecnologias que oferecemos para alavancar o seu negócio. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Confira também neste vídeo algumas dicas do Flávio Medeira e saiba mais:

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