14 de novembro de 2014

Quando o final do ano se aproxima, é necessário realizar um balanço final das despesas x lucros. O balanço vai contribuir na realização da declaração de imposto de renda.

Normalmente, um balanço mensal é realizado, contabilizando as entradas. Entretanto, no final é sempre bom contrapor os valores de entrada e saída. Isso mostrará o quanto seu negócio está sendo rentável e  quais possíveis melhorias a serem realizadas.

Pois bem, a seguir nós separamos a vocês algumas orientações para o seu balanço anual. A declaração de imposto de renda feita de forma correta começa ao fazer esse balanço anual. Veja:

 

1 – Some o total bruto de vendas do restaurante. Isso inclui tanto itens das refeições quanto conveniências durante 12 meses, totalizando o ano.

2 – Verifique os livros de caixa e os recibos para não deixar nenhum valor despercebido.

3 – Divida as anotações em um menu chamado Receitas, com todo o valor que entra no caixa. Depois, adicione o custo das mercadorias vendidas na sessão vendas, dentro do menu de receitas. Crie então um sub menu com comparação de valores custo x preço.

4 – Defina o “custo” de um determinado produto incluindo uma parte do salário dos funcionários, o custo total das bebidas e comidas e as demais despesas comuns em relação à fabricação direta dos produtos.

5 – Divida as despesas dos custos operacionais do restaurante no setor: despesas, separando os custos de preparação dos alimentos e de manutenção do ambiente. Você pode dividir o menu despesas em sub menus com feito acima com as seguintes opções: aluguel, publicidade, planos de saúde, serviços, etc.

6 – Diminua o custo das mercadorias vendidas do total de vendas anotado lá em cima, no menu receitas. O valor resultante anote no final da folha com o título: perdas ou ganhos.

7 – Por fim, jogue estes valores em uma planilha eletrônica que lhe dará o saldo final. O resultado apontado dirá se a empresa operou com lucro ou prejuízo.

 

Como escolher o melhor sistema para seu restaurante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *