16 de maio de 2018

Você quer ter um restaurante, ou já tem um mas está procurando um novo ambiente?

Alugar um espaço para seu restaurante sempre envolverá uma série de etapas e riscos, mas também pode abrir muitas portas e promover o crescimento do seu negócio.

A questão é que tudo fica mais fácil quando você conhece melhor sobre o mercado.

A seguir nós vamos começar a iluminar esse caminho para ti, mostrando como alugar um espaço para seu restaurante de forma realmente eficaz e funcional.

Confira!

O que você deve saber antes de alugar um espaço para seu restaurante?

O básico será sempre o mesmo: pesquise na internet, nos jornais, classificados e conheça algumas imobiliárias que podem levar você a conhecer alguns lugares.

Online, você já pode conhecer alguns espaços através de fotos e depoimentos. Comece por pesquisas bem abrangentes, sem filtros.

Reunir essas informações pode parecer demorado, mas é fundamental para você ter opções e diversidade, para então encontrar o que mais combina com você, seu público e seu empreendimento.

Neste momento, é bacana tirar todas as dúvidas sobre os ambientes. Saídas de emergências, localização, espaço, valores, garagem: reúna toda as informações possíveis sobre o espaço.

Se guiar apenas pelo preço pode ser perigoso. Com as informações que comentamos, você saberá o que está agregado ao valor do aluguel de cada ambiente.

Pense também no seu cliente. Como ele chegará até seu novo restaurante, como é o trânsito, o espaço de estacionamento, a entrada. Ter a sala ideal que está em uma localização péssima não vale a pena, não é mesmo?

Escolheu alguns lugares, quer conhecê-los melhor e está quase fechando negócio? Então veja as dicas a seguir:

Conheça muito bem o seu restaurante

O que você está buscando? Saber o que você procura, qual é o público-alvo e o posicionamento do seu restaurante também faz parte do processo de encontrar um ambiente para ele.

Quando você tem um plano de negócios bem feito e sabe como seu restaurante irá funcionar, o filtro de quais lugares você irá procurar acontece naturalmente.

Por exemplo, seu restaurante será um self-service? Provavelmente você irá precisar de um espaço para buffet, uma cozinha ampla, uma área de mesas com conforto para o alto nível de circulação.

Salas pequenas definitivamente não são o que você procura.

Agora, você está pensando em um barzinho ou lanchonete pequena, com menu enxuto e a la carte? Que tal dar uma olhada em ambientes menores e super aconchegantes?

Conhecendo bem o seu negócio você saberá mais ou menos de quanto espaço você precisa para que ele aconteça!

Aprenda a negociar

Um dos fatores mais importantes na hora de alugar um espaço é buscar negociar as melhores condições contratuais para o seu negócio, sempre.

Tente conseguir valores de aluguel mais baixos e busque sempre alcançar as opções mais benéficas, como não precisar pagar um sinal, por exemplo. Tudo isso tornará o seu negócio mais lucrativo.

Pesquise melhor sobre os corretores

Corretores podem ser seus melhores amigos nesse processo.

Porém, é preciso entender que eles nem sempre nos mostram os melhores imóveis, mas sim os que lhes vão render as maiores comissões.

Faz parte do jogo, é claro! Tendo isso em mente, a melhor coisa que você pode fazer é escolher a dedo quem está ao seu lado nessa busca.

Disfarce o seu interesse

Se interessou muito por um imóvel? Não feche negócio rápido.

Assim você garante o seu poder de barganha em alta, algo que muda quando você demonstra claramente que gostou do espaço.

Pode parecer bobagem, mas não agir por impulso e deixando explícito o seu interesse pelo imóvel você consegue negociar muito mais e muito melhor, pode acreditar!

Converse com os outros inquilinos

Esse imóvel teve inquilinos antes de você? Que tal conversar com essas pessoas?

Vale a pena tentar contatá-los para saber se gostaram do espaço enquanto estiveram nele e para compreender se as relações com o locatário foram de fato positivas!

Jogue sempre mais alto

Você quer alguma vantagem no seu aluguel, como gratuidade por três meses? Bem, peça por seis.

É possível que você não consiga, mas é provável que eles ofereçam uma opção semelhante a que te interessa, mas um pouco mais abaixo da meta apresentada.

Assim você vai acabar chegando ao que você de fato deseja e busca! Não é injusto nem errado fazer essa barganha.

Meça todo o espaço

Um erro comum entre os inquilinos de imóveis comerciais é ver o ambiente vazio não medir o espaço disponível.

Às vezes você assina um contrato e está alugando um imóvel de 200 metros quadrados e repara, tarde demais, que este espaço não é suficiente.

Evite esses enganos e meça antes!

Outra dica que deixamos é ter em mãos o telefone de arquitetos e profissionais da área que lhe auxiliem na questão de quanto espaço você irá precisar para atender confortavelmente seu público.

Informação é a chave!

Para alugar um espaço para seu restaurante e não ter dor de cabeça você vai precisar se informar.

Leia as leis desse tipo de transação, assista vídeos mostrando como você pode negociar e sair ganhando e busque sempre o conselho de quem está na mesma área que você e já viveu essas mesmas situações.

A experiência alheia sempre deve ser ouvida. Com ela podemos aprender muito e evitar cometer os mesmos erros.

Alugar um espaço para seu restaurante é um desafio e tanto para um novo empresário, mas acredite: seguindo as dicas que nós demos a tendência é que você consiga um lugar perfeito.

Desejamos uma ótima busca para você! Para economizar om os custos operacionais do seu restaurante, baixe esse conteúdo gratuito da Mogo Smart!

guia-como-economizar-com-custos-operacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *