21 de maio de 2019

Um pedido de delivery feito por telefone necessita de várias informações e deve ser uma conversa rápida e sucinta.

Entre o toque do telefone e o pedido saindo do estabelecimento e indo até o cliente, muito pode acontecer.

Isso porque atendimento delivery não termina no telefonema.

O pedido feito inicialmente é o início da jornada que leva a comida do seu restaurante até seu cliente.

E este processo deve ocorrer com maestria e rapidez.

Por isso, hoje separamos alguns detalhes que fazem a diferença.

Talvez, sejam esses detalhes que, no fim, realmente conquistam clientes através do atendimento delivery.

Atendimento telefônico

Suas primeiras palavras podem ser decisivas para despertar a simpatia no cliente ou fazer com que ele simplesmente busque outros estabelecimentos para o próximo pedido.

Justamente por isso sua simpatia e disposição devem estar claras no seu “alô”.

Para isso algumas coisas são essenciais:

  • Cordialidade: sempre atender começando com ‘bom dia’, ‘boa tarde’ ou ‘boa noite’ e usar ‘por favor’ sempre que possível.
  • Slogan: além de mencionar o nome do estabelecimento, fale o slogan de seu negócio, aquilo que o diferencia dos demais.
  • Tratamento: falar com o cliente chamando-o pelo nome ajudará a estreitar a afinidade entre você e seus clientes.
  • Pagamento: ofereça a maior quantidade de opções de pagamentos possíveis.

Isso faz com que o cliente não se preocupe com dinheiro ou limitação de formas de pagamento, muito comuns em lugares pequenos ou mal planejados.

Assim que conseguir manter as primeiras informações para anotar o pedido, esteja preparado para explicar o cardápio ou promoções.

Este também é o momento de apresentar combos, caso tenha este diferencial, ou outro qualquer, ofereça.

Mas cuidado para não se tornar um telefonista de telemarketing. Mantenha a informalidade com palavras adequadas e sem insistências.

Aplicativos mobile podem impulsionar suas vendas em restaurantes

Atualmente as pessoas têm tendência a utilizar aplicativos para facilitar processos, finalizar compras e fazer pedidos.

Os aplicativos de delivery podem facilitar muito o processo de alcançar clientes, fazendo com que você ganhe novos clientes em questão de minutos.

Você aumenta ainda mais a sua presença digital e garante que cada vez mais pessoas escolham a sua empresa para a próxima refeição.

Aplicativos de avaliação de restaurantes também merecem atenção.

Conhecer os feedbacks dos seus clientes e promover a realização do “check in” nesses aplicativos é uma ótima forma de alcançar mais pessoas.

Hoje, raramente vamos até a rua procurar por novos restaurantes ou até mesmo por novos produtos.

Estima-se que pelo menos 70% de tudo que a gente compra é pesquisado de maneira remota através da web.

Seja quais forem as suas alternativas, todas elas são capazes de transformar a sua empresa em um sucesso do ramo de alimentação!

O atendimento via WhatsApp também é uma realidade

Você pode não saber disso, mas o atendimento via WhatsApp já é uma grande realidade em muitos estabelecimentos.

Claramente, o próprio WhatsApp viu este potencial e acabou lançando uma grande ferramenta no mercado: o WhatsApp Business.

Ele é completamente integrado ao WhatsApp convencional, com a diferença de ser específico para empresas.

E a maior vantagem é que o cliente já tem tendência a usar ele diariamente. Isso facilita muito a venda para ambas as partes.

A entrega faz parte do atendimento delivery

Apesar de muitos deliveries não se importarem, a entrega faz muita diferença para o cliente.

Mesmo quando o pedido não é para quem está recebendo.

Entregadores não treinados provavelmente vão cometer alguns erros no trânsito e quem está vendo olhará para qual empresa está trabalhando.

Para ter um serviço de entrega seguro e eficiente, é necessário:

  • Treinamento para não cometerem infrações enquanto ostentam o nome do seu negócio;
  • Uniforme padronizado para reconhecimento de todos;
  • Ter uma embalagem de qualidade;
  • Cumprir o prazo de entrega dado ao cliente.

Ao treinar seus entregadores, procure sempre ressaltar a importância do contato no momento da entrega, mencionando o nome do cliente, o pedido feito, o nome de seu estabelecimento, como deseja efetuar o pagamento e desejar uma boa refeição ao sair.

Tudo isso para mostrar que seu negócio é sério e comprometido com a qualidade do serviço.

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Com ele é possível identificar em qual estágio se encontra o pedido (pendente, produção, em entrega e finalizado) e realizar vendas através de histórico de pedidos por cliente, agilizando contatos e entrega.

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Como conquistar clientes com atendimento delivery? | Mogo Smart

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