30 de novembro de 2018

Com o fim do ano surgem também as oportunidades para aumentar as vendas em seu restaurante.

E o momento de planejar o aumento da demanda e estar preparado para atrair mais clientes é agora.

Pensando nisso, separamos alguns detalhes que fazem toda a diferença nesta época de natal, ano novo e festas.

Além de estratégias para vender mais, é fundamental que você prepare seu time e todo o seu restaurante para receber seus clientes nesta época tão incomum.

Confira.

Cuide dos seus fornecedores

O aumento de clientes é a primeira mudança nos restaurantes com a chegada do fim de ano.

No último ano, a ABRASEL (Associação de Bares e Restaurantes) informou que os donos de restaurantes esperavam um aumento de até 50% nas vendas.

Para mais clientes, mais produtos e, consequentemente, fornecedores preparados para essa mudança.

Desde já, consulte seus fornecedores de confiança para saber quais deles terão condições para entregar, em tempo e com qualidade, os produtos que você precisa para realizar seu cardápio.

Além disso, é a hora de encontrar fornecedores especiais, caso você tenha alguma mudança drástica em seu menu ou esteja preparando alguns pratos especiais. Contatar estes fornecedores com antecedência é fundamental.

E não deixe de negociar. Mesmo no fim de ano, negocie com seus fornecedores de confiança para continuar com a economia, mesmo com o aumento das compras.

Olhe para o espaço interno

Com o fluxo maior de pessoas, como fica a organização do espaço do seu restaurante?

Quanto antes você se preparar para receber o número alto de clientes, melhor.

Se você possui em seu restaurante mesas grandes ou mesas que podem ser unidas, essa é a hora de usá-las.

Happy Hours, encontros empresariais e familiares: sempre chega aquela grupão de pessoas querendo sentar todo mundo junto, não é mesmo?

Portanto, já prepare seu espaço para receber os grupos maiores de clientes.

Organize o layout de suas mesas para que a locomoção de garçons, equipe e consumidores não fique prejudicada.

Além disso, esteja preparado para filas, novas mesas, novos espaços e decoração.

Vai aproveitar um espaço externo? Vai mudar o buffet de lugar? Pense sempre na agilidade, praticidade e que nada fique no meio do caminho da clientela.

Além disso, pense nas pequenas coisas. Uma decoração simples em cada mesa, um mimo para os clientes, algo voltado para as crianças: o que de diferente você pode oferecer para tornar esse momento mais especial?

Prepare o estoque

Uma boa alternativa para não ser pego de surpresa neste fim de ano são as famosas listas de reservas.

Para os restaurantes que comportam este tipo de estratégia, através dela é possível estimar a quantidade de pessoas e mercadorias que serão necessárias, o que evita os prejuízos financeiros e os desperdícios de estoque.

Caso você não consiga fazer as reservas, vale a pena olhar o histórico deste mesmo período em outros anos ou conversar com colegas de segmento. Veja qual foi o giro de estoque, os pratos que mais saíram e tenha uma estimativa do que acontecerá em 2018.

Não esqueça do marketing!

De nada adianta preparar seu restaurante para o fim de ano e esquecer de avisar o cliente sobre isso, não é mesmo?

Normalmente, nos preparamos com um pouco de antecedência para as festas de fim de ano, então, antecipe suas campanhas de marketing também.

Seja pelas redes sociais, meios offline ou no boca a boca, esse é o momento de avisar seu cliente seus diferenciais e porque comemorar o fim de ano em seu restaurante é a melhor opção.

Terá algo novo no cardápio, um combo especial ou você está preparando uma super novidade para a data? É o momento de divulgar isso!

Além destas dicas, não esqueça de treinar bem sua equipe para as mudanças no volume de pessoas, entregas e pedidos. O bom atendimento continua sendo essencial, seja qual for a época do ano.

Conte também com um ótimo sistema de gestão para ter todos esses dados otimizados e guardados com segurança. Pedidos, estoque, fornecedores: quanto mais prático for seu fim de ano, melhor, não é mesmo?

Boas vendas e um ótimo fim de ano em seu restaurante!

Dicas para aumentar as vendas no Fim de Ano

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