02 de julho de 2014

Quão difícil é abrir um restaurante de sucesso?

Abrir seu próprio negócio requer muito mais que força de vontade e empreendedorismo. É necessário planejar e concentrar todos os seus investimentos na sua futura empresa, tendo os cuidados certos que toda empresa requer em cada segmento.

De acordo com dados fornecidos pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), estima-se que de cada 100 estabelecimentos abertos no setor, 35 fecham as portas no primeiro ano de atividade e metade deles até o fim do segundo ano.

Para evitar que o seu negócio faça parte destas tristes estatísticas, veja algumas dicas de como abrir um restaurante de sucesso a seguir:

Plano de Negócios (PN)

Cozinhar bem só não basta! É necessário combinar uma série de fatores para que o seu restaurante seja bem sucedido. Lembre-se: qualquer um pode fazer o que você faz, mas, se você oferece um bom cardápio, um ótimo atendimento, preço justo, convenhamos que isso fica bem mais difícil de copiar.

Portanto, elabore um plano de negócios apontando os principais objetivos de sua empresa, e seus diferenciais que agregam valor.

Investimento x faturamento

O segredo do sucesso de toda e qualquer tarefa que se pretende realizar está na proporção. Se você investe mais do que lucra, logo, você está fadado à falência. Segundo o diretor da Food Service Company, Adri Vicente, o lucro líquido não pode ser menor do que 4% do investimento no negócio. Portanto, antes de investir no seu negócio, faça uma previsão de lucros para não extrapolar o orçamento.

Inove

Se todo mundo pode fazer o que você faz, então é hora de inovar! Há duas formas de liderar o mercado: ser o melhor no que faz ou ser o primeiro a fazer algo.

Ser o primeiro não significa necessariamente criar um novo segmento. Você pode criar algo novo em um segmento existente. Ser o primeiro restaurante a ter karaokê, drinks pirofágicos, etc. Resumindo: há varias maneiras de agregar valor ao seu negócio.

Visão

Ser empreendedor é mais do que ser a pessoa que cria um novo negócio. O empreendedorismo vem da capacidade de enxergar as oportunidades e fazer delas um negócio rentável. É nesse aspecto que entram as escolhas do local, a definição do público alvo, a detecção das necessidades do consumidor, e o nicho de mercado.

Veja mais nesse outro artigo onde explicamos como encarar a meta de tornar seu estabelecimento uma referência e um sucesso absoluto.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *