01 de janeiro de 2016

O desperdício é um dos maiores problemas a ser superado por estabelecimentos de gastronomia. O desperdício gera para um pequeno restaurante quase 1000 kg (1 tonelada!) em comida jogados fora por ano. As pequenas perda s diárias, no final do ano, resultam em um grande montante, apesar de parecerem insignificantes no dia a dia.

restaurante

Porém como diminuir o desperdício de seu restaurante? Para responder esse pergunta e lhe ajudar, preparamos uma lista com algumas tarefas que poderão diminuir o desperdício.

A maneira errada

Uma das medidas rápidas para diminuir o desperdício que muitos restaurantes adotam é cobrar uma taxa de desperdício por comida deixada no prato. Porém poucos sabem que essa prática vai contra o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que configura tal tipo de cobrança como abusiva. As multas para o descumprimento dessa norma podem chegar em até  7 milhões de reais.

Invista em treinamentos

O desperdício também pode ter como causa principal o mau aproveitamento dos ingredientes de uma receita. Algumas técnicas culinárias permitem que o funcionário do restaurante usufrua ao máximo cada ingrediente, reduzindo seu desperdício durante o preparo e ajudando a tornar o prato ainda mais rentável ao estabelecimento.

Tenha alguém para administrar os alimentos

Treine um funcionário para acompanhar como os ingredientes estão sendo utilizados desde a compra até a entrega do prato. Assim é possível identificar onde está tendo maior desperdício e auxiliar nas atitudes tomadas para diminuir as perdas.

Reformulando o cardápio de seu restaurante

Conhecer os pratos mais pedidos possibilitará que você reformule seu cardápio, mantendo os mais pedidos e adicionando novas receitas usando ingredientes parecidos. Comprar ingredientes para produtos pouco pedidos podem levar ao desperdício.

Fique de olho também se em algum prato há sobras constantemente. Se houver, é sinal que a receita está muito grande e precisa ser diminuída.

Controle eficaz sobre estoque

Ter controle de seu estoque pode ser algo bem difícil, mas com um software tudo se torna mais prático, fácil e rápido. Com o MOGO Smart você controla entradas, saídas, perdas e fugas de estoque.

Praticando essas dicas você conseguirá diminuir os desperdícios de seu restaurante. Com o uso do sistema MOGO Smart você potencializará os serviços prestados pelo seu restaurante. Clique aqui e conheça.

Como Aumentar os Lucros de Seu Restaurante Diminuindo Perdas de Alimentos

Escrito por: Henrry da Luz

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *