16 de abril de 2020

O sonho de ter um restaurante próprio e fazer isso acontecer depende uma série de ações e fatores. Contudo, uma vez que as portas desse restaurante são abertas, é preciso iniciar uma série de estratégias para garantir que ele seja lucrativo.

Controle de caixa, treinamento de equipe e muitas outras ações são colocadas em prática. Porém, para que seu restaurante seja um sucesso e tenha um bom contingente de clientes, é preciso investir em uma coisa muito importante: marketing!

Quando se fala em investimento, o gestor automaticamente pensa em quanto ele vai ter que tirar do caixa para fazer as mudanças e ações necessárias.

Contudo, não é preciso fazer muito investimento para ter estratégias eficientes de marketing. Principalmente se estivermos falando de marketing digital!

Neste conteúdo vamos te dar dicas de estratégias de marketing que não possuem alto investimento e podem aumentar a receita do seu restaurante.

Boa leitura e aprendizado!

Invista em marketing de relacionamento

Como aumentar a receita do seu restaurante com marketing | Mogo Smart

Um bom atendimento e foco na melhora da experiência do cliente são ótimas maneiras de investir em marketing de relacionamento.

E, convenhamos, um atendimento de qualidade é apenas questão de ter uma equipe preparada para ser atenciosa e atender seu cliente com simpatia e agilidade. Não exige muito investimento monetário!

A expressão “atendimento humanizado” também deve ser utilizada para explicar para sua equipe que é preciso ter empatia e fazer o possível para que seus clientes se sintam muito bem em seu restaurante.

O atendimento de qualidade é uma das principais funções do cumim. Contudo, não só ele, como toda a sua equipe deve estar preparada para oferecer um bom atendimento, principalmente seus garçons e o responsável pelo caixa, que têm mais contato com seus clientes!

Um bom atendimento é uma ótima maneira de fidelizar seu cliente, ele rende marketing informal ou boca a boca, que significa publicidade gratuita para o seu estabelecimento.

Desenvolva vantagens especiais

Vá além dos tradicionais descontos, crie promoções diferentes em épocas sazonais como aniversário, dias das mães e afins.

Aproveite essas datas comemorativas em que as pessoas tendem a comemorar com refeições entre amigos/família e atraia-os para o seu estabelecimento.

Outras promoções,como combos e descontos progressivos, também podem ser muito positivas para o seu estabelecimento. Assim, os clientes são atraídos para o seu restaurante, para aproveitar estes descontos.

Esse tipo de ação ajuda a captar clientes novos que, caso tenham uma boa experiência, acabam fidelizados ao seu restaurante.

Evidencie o seu diferencial

Como aumentar a receita do seu restaurante com marketing | Mogo Smart

Fortaleça o seu posicionamento e sua imagem associando seu negócio a características que só seu estabelecimento tem.

Pode ser o cafezinho de cortesia, a feijoada do sábado, o churrasco de domingo, o buffet de sopas exclusivo para o inverno e até mesmo a sua sobremesa! Seja qual for o seu diferencial, explore-o.

Essa é a melhor maneira de assegurar ao cliente o porquê dele optar por seu negócio ao invés do concorrente.

Fazer entregas delivery também é um diferencial que pode atrair muitos clientes. Seus pedidos podem ser feitos através do WhatsApp ou estando presente em um aplicativo de delivery.

Estar em um app também é uma forma de promover sua publicidade. Ali as pessoas procuram por restaurantes, promoções e opções de refeição. Através desses apps, muitas pessoas podem descobrir sua existência,e vir a se tornar seus clientes!

Todas as promoções citadas anteriormente, assim como estes diferenciais, devem ser citados em suas ações de marketing, principalmente em suas postagens nas redes sociais!

Marketing digital

Estar presente nas redes sociais é bem importante. Afinal de contas, existem milhares de pessoas utilizando essas mídias.

O Facebook e o Instagram são as redes que possuem maior número de usuários, portanto tenha perfis em ambas.

Mantenha a frequência em seus posts. É bem importante fazer um planejamento de postagens e assuntos que devem ser colocados em sua rede.

Todas as promoções, descontos e diferenciais citados acima podem virar posts.

Lembre-se de que no instagram você também pode explorar seus stories. Procure produzir vídeos para esse canal, e reposte os stories nos quais seu cliente marca você. Isso gera engajamento e relacionamento com seus clientes!

Inove! Esteja sempre pronto para surpreender seus clientes

Ter um cardápio fixo é uma ótima maneira de manter o seu cliente ciente de suas opções.

Mas acrescentar novidades e surpreende-los é um jeito de agradar o cliente lhe oferecendo algo a mais do que o proposto. Pode ser um tempero diferente, um acompanhamento, combos promocionais, e muito mais.

Pequenas diferenças são notadas como positivas, pois demonstram que seu estabelecimento se preocupa em manter-se atualizado, sempre inovando para garantir que seu cliente tenha uma experiência positiva.

Conclusão

Colocando todas as dicas acima em prática, seu restaurante irá alcançar ótimos resultados e sua estratégia de marketing irá tornar seu negócio mais rentável.

Principalmente levando em conta a crise relacionada ao coronavírus que impactou a todos, é preciso colocar em prática ações que mantenham seu restaurante funcionando. As entregas delivery são uma ótima maneira de manter o atendimento ao cliente e continuar tendo entrada do seu fluxo de caixa.

Não se esqueça de prezar por um bom atendimento, mesmo através do delivery, fazendo o possível para que seu cliente não demore muito tempo para receber seu pedido.

Contar com um sistema de gestão ajuda a organizar pedidos e garantir que seu cliente fique mais satisfeito com seu atendimento. Para isso conte com o Mogo Smart! Um sistema de gestão perfeito para agilizar seus processos garantindo qualidade e eficiência!TripAdvisor: seu restaurante já está nessa ferramenta?

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