Você sabe o que é o ticket médio e como esse índice é importante para o seu dia a dia?
O ticket médio representa o valor que cada cliente consome, em média, em seu restaurante.
Ficar atento e ter relatórios constantes do número de clientes e do valor do faturamento diário do seu restaurante é essencial para ter esse número.
Tendo como base no valor do ticket médio, é possível elaborar estratégias para aumentar as suas vendas. Alguns exemplos de ações que podem ser feitas por você:
Aumente o mix de produtos do seu estabelecimento
Não faça com que o cliente procure as coisas que precisa em mais de um local.
Ofereça você mesmo o maior número de itens para que ele encontre o que quer no seu estabelecimento.
Quem nunca foi a um restaurante apenas para almoçar, por exemplo, e acabou comprando um doce como sobremesa?
É sempre bom ter outras opções como picolés, sorvetes, chocolates e balas a venda, além de uma boa seleção de sucos, refrigerantes e afins.
Ofereça descontos e créditos em uma próxima compra
Com base no ticket médio, é possível descobrir qual é a margem de desconto que não irá impactar negativamente nos lucros da sua empresa.
Ofertas do tipo “ganhe um brinde nas compras acima de R$ 60,00” ou “gaste mais R$ 120,00 e tenha 20% de desconto em sua próxima refeição” são bastante eficazes para garantir o retorno do cliente.
Também vale a pena investir em ideias bastante aplicadas em redes de fast Food como “Gostaria de adicionar bacon na sua porção com mais R$ 4,00?”.
Ofereça combos
Isso vai estimular o consumo do cliente, e também irá ajudar a equipe a lembrar de oferecer opções adicionais.
Por exemplo, há um preço para o prato principal, outro para a bebida e mais um para a sobremesa.
A maior parte das pessoas faz sua refeição e pede uma bebida.
Ao criar uma oferta que reúna almoço + bebida + sobremesa, e o valor total ofereça desconto em relação ao preço dos itens vendidos individualmente, vários clientes aproveitaram a promoção.
Crie programas de fidelidade
Perfeito para fidelizar clientes. O exemplo clássico é “ganhe uma refeição a cada X compras”. Para isso estabeleça uma média de gastos.
Para que essa ação aumente o seu ticket médio, você precisa conhecer o número atual do seu restaurante.
Se ele mostra que cada cliente consome por exemplo, em média, R$ 20, para ter direito ao carimbo no cartão de fidelidade, o pagamento mínimo deve ser R$ 25.
É claro que todas estas ideias devem ir para a balança do seu negócio, sempre prestando atenção no seu ticket médio e vendo qual possibilidade pode funcionar melhor.
Como calcular o Ticket médio?
Você sabe qual é o ticket médio do seu Restaurante?
O cálculo para se chegar a este número é extremamente simples: basta dividir o total das vendas do seu negócio pelo número de clientes que geraram o volume de compras.
Por exemplo: Se você tem 100 clientes por dia e o faturamento diário é de R$ 4.000, isso significa que o ticket médio do seu estabelecimento é de R$ 40 gastos por cliente.
Um cálculo extremamente simples que faz toda a diferença no seu negócio.
Afinal, qual a importância do ticket médio para o controle financeiro?
Quando se tem noção do ticket médio do seu restaurante, é possÍvel saber o resultado de suas ações promocionais, por exemplo.
Se existe a perspectiva de receber mil pessoas em um evento do dia das mães, pode se estimar de maneira muito mais sólida o faturamento bruto do evento e portanto o valor financeiro estimado em retorno.
Deste modo, será possível ter uma ideia de que pratos saem menos e de quais podem ser agregados no evento para melhorar os ganhos nas refeições oferecidas.
Desta forma, você aumenta o faturamento sem a necessidade de buscar mais clientes, o que implica na economia em divulgação.
Vale lembrar que cada cliente atendido tem um custo, que envolve:
- infraestrutura (pois ele ocupa um assento e uma mesa);
material de limpeza; - pagamento de funcionários para servir, lavar louças etc.
Isso significa que, quando seu ticket médio aumenta, você dilui seus gastos diários de funcionamento e acaba crescendo de forma mais equilibrada, garantindo solidez nos resultados obtidos.