14 de abril de 2016

O Brasil todo está preocupado com a crise e com a queda de vendas. Por isso separamos algumas dicas simples que irão manter a lucratividade do seu estabelecimento nesses dias difíceis.

Primeiramente, o cardápio

Analisamos uma matéria da revista Galileu que aponta alguns truques sobre o assunto:

  1. Não utilize símbolos monetários ($) no cardápio ou menu, eles fazem com que a pessoa pense mais no dinheiro que está gastando que no produto que está consumindo. Deixe apenas o números.
  2. Utilizar números quebrados com valores terminados em 9 são mais amigáveis do que valores inteiros.
  3. Segundo a Universidade de Ilinois, nos Estados Unidos, descrever os pratos no cardápio faz com que as pessoas desejem consumir mais. (Se a descrição for romantizada, os pratos podem vender até 27% a mais!);
  4. Dar nomes aos pratos em seus idiomas de origem chama atenção. Se você tem um restaurante francês, nomeie seus pratos utilizando seus correspondentes em fancês;
  5. Utilize itens muito caros para destacar os baratos. Os preços altos de um prato, destacam os preços menores do outro! Faça a lista do menu alternando um item caro e um barato;
  6. Oferecer dois tamanhos de pratos, assim o cliente percebe que o prato vale a pena;

Programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade que recompensem emocionalmente o seu cliente, assim ele se envolverá com sua marca. Aprimore a qualidade de seus serviços e pergunte se o seu cliente está satisfeito. Peça sugestões.

Atendimento

Treine e motive os garçons a terem senso argumentativo. Sugerir porções extras ou de características parecidas e agradar os clientes com eficiência. Crie um programa de recompensa voltado aos funcionários que os estimule a vender mais.

Marketing

Desenvolva produtos como chocolates, canetas, canecas, chaveiros, etc. com a sua marca e os comercialize. Além de aumentarem seus lucros, divulgarão seu restaurante e os resultados aparecerão. Mas um cuidado importante é com a qualidade deles, afinal, seu estabelecimento precisa estar ligado à uma imagem de qualidade e bons produtos.

Crie plaquinhas publicitária para as mesas, incentive a compra dos produtos mais lucrativos, divulgue eventos, invista na publicidade interna.

Fechar contratos com empresas vizinhas oferecendo almoço ou lanches mais baratos para os funcionários dela, afim de garantir a fidelidade dos clientes também é uma boa ideia. Outra opção é criar promoções como “Traga um amigo” e oferecer descontos. Mas certifique-se da adequação dos valores antes de tudo.

Conveniência

Manter doces, sorvetes e gomas de mascar perto do local de pagamento é sempre uma boa estratégia, na saída muitas compras são feitas por impulso.

Por fim…

… mantenha suas finanças bem organizadas e em dia. Para isso você pode contar com um sistema para lhe ajudar. Conheça o Mogo Smart, um sistema de ótimo custo benefício, e facilite o gerenciamento do seu estabelecimento!

Como Driblar a Crise e Aumentar os Lucros

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