22 de janeiro de 2019

Pensando em trocar ou informatizar? Como escolher o melhor sistema para a gestão do seu restaurante?

É difícil, mas ainda encontramos restaurantes que não são informatizados ou com apenas o básico de automação de processos.

Com a clientela exigente, os processos cada vez mais rápidos e a tecnologia avançando para o segmento, um sistema de gestão não é mais diferencial..

Eliminar os papéis, diminuir os erros e as filas são ótimos benefícios de um bom sistema de gestão.

Embora seja um ambiente com muita mão de obra manual, os restaurantes podem sim serem lugares automatizados, que funcionam pela tecnologia e são mais fáceis de serem gerenciados.

Tão importante quanto gerenciar com maestria o seu restaurante, é necessário ter um excelente software de gestão para lhe auxiliar em todos os departamentos.

Quer fazer a escolha certa?

Para ajudá-lo a usufruir do fruto de seu trabalho, criamos este artigo com dicas de ouro para a escolha do melhor software de restaurante para seu negócio.

Credibilidade

A empresa que oferece o sistema de automação é confiável? Tem boa reputação? Você conhece algum cliente que possa recomendá-lo?

Conhecer bem a empresa que oferece o sistema é um bom ponto de partida.

Verifique como é o contato dela com seus clientes atuais, se você consegue algum feedback de quem já utiliza o sistema, se há depoimentos ou provas sociais desse software em site e redes sociais.

Procure também conhecer o suporte da empresa com seus clientes. Como funciona implementação, treinamento e SAC.

Controle financeiro

Controle de caixas, comandas eletrônicas, entradas e saídas de produtos e compras de fornecedores são funções que você deve buscar.

Ter um gestor de todo o setor de contas vai ajudar você gestor a visualizar a saúde financeira do seu estabelecimento.

Além disso, com o controle financeiro em dia, a rotina fica mais simples.

Fechar o caixa, realizar compras e integrar esses dados com outros setores (como estoque) são situações que uma boa gestão de contas pode entregar.

Sistema em nuvem

Um bom software em nuvem deixa seus dados disponíveis sempre que você precisar, em qualquer hora ou lugar, com segurança.

Mais seguros e confiáveis, softwares em nuvem dão mais autonomia para o gestor e mais tranquilidade na jornada de trabalho.

Afinal de contas, perder todos os dados e informações é algo que não pode acontecer em seu restaurante.

Além disso, o sistema em nuvem também acaba otimizando a gestão. Isso porque, você poderá controlar o seu estabelecimento a qualquer hora e lugar, basta ter um dispositivo com internet.

Muitos empreendedores têm dificuldade de fazer a gestão de seus restaurantes justamente por passarem muito tempo longe dos estabelecimentos.

Esse é um problema mais comum entre donos de redes.

A partir do momento que você opta por um sistema de nuvem, toda essa questão de gerenciamento a distância é simplificada, o que te permitirá tomar decisões e controlar o estabelecimento sem qualquer empecilho.

Diversos setores otimizados: estoque, produção, atendimento

Busque um software que não ajude apenas no caixa do seu restaurante.

Gerenciar no mesmo ambiente o estoque e toda a produção e atendimento deixa os processos mais simples e os clientes mais satisfeitos.

O Mogo Smart, por exemplo, conta com automação de pedidos que agiliza cerca de 25% do preparo do pedido. Isso resulta em entrega mais rápida e sem erros.

O pedido é feito digitalmente e encaminhado diretamente para cozinha e caixa. Sem papéis, sem perdas no meio do caminho.

Com os pedidos automatizados, sua equipe e clientes ficam mais seguros.

Menos erros e menos complicações no fechamento do caixa, que ganha uma agilidade de 50% graças do fechamento de contas mais rápido.

Além disso conta com gerenciamento total de estoque.

Segurança

Outro aspecto importante para você saber como escolher o melhor sistema para o seu restaurante é pensar na segurança dos dados.

O vazamento de dados é algo muito perigoso, principalmente levando em conta que você terá várias informações financeiras disponíveis envolvendo terceiros.

Logo, outro aspecto importante ao escolher um software de gestão é se ele possui módulos de segurança que possam garantir a proteção dos dados referentes ao seu estabelecimento.

E ele precisa contar com esse esquema de segurança de ponta a ponta.

Ou seja, as informações devem ser protegidas desde o momento em que entram no sistema, até quando elas são acessadas de outros locais, independentemente do tipo de dispositivo.

Fornecimento de relatórios estatísticos

Mais uma das dicas sobre como escolher o melhor sistema para o seu restaurante é levar em conta o fornecimento de relatórios estatísticos.

Isso porque, é com essas informações que você poderá tomar decisões mais assertivas dentro do seu negócio.

Sem esses dados, não tem como saber se a sua empresa está indo no caminho certo, ou se alguma ação não está gerando os resultados esperados.

O software de gestão servirá como uma espécie de guia para o seu negócio.

Com os relatórios estatísticos, você poderá avaliar diferentes aspectos do seu empreendimento.

Desde a quantidade de refeições vendidas por dia, até as matérias-primas mais utilizadas, giros da casa, ticket médio entre outros.

Com base em tudo isso será bem mais fácil criar um plano estratégico para o restaurante.

Vantagens de um bom sistema para restaurante

Um sistema de gestão de restaurante pode oferecer uma série de vantagens para o seu estabelecimento.

Entre elas estão:

Redução de erros

Ter um sistema em seu restaurante auxilia, principalmente, na redução de mão de obra e de erros cometidos durante o processo.

Isso porque, a grande maioria das ações será automatizada. Ou seja, dificilmente erros de digitação ou fornecimento de informações aconteceram.

Com isso, você também acaba diminuindo o índice de retrabalho que é um aspecto que também pode fazer restaurantes perderem dinheiro e tempo.

Mais agilidade

Você gestor ganha mais agilidade no atendimento, produção e fechamento de pedidos, e seus clientes ganham mais confiança e tranquilidade.

Com o controle total de informações, você e sua equipe ganham tempo para realizar outras ações e entregar o melhor para seu consumidor.

Essa otimização permitirá que o seu negócio cresça dentro do mercado.

Afinal de contas, o tempo que você gastava antes para realizar todas as ações da rotina do seu estabelecimento, agora será gasto em outras coisas igualmente importantes.

Centralização de processos

Uma das maiores dificuldades de quem não conta com um sistema de restaurantes eficaz é que todas as tarefas ficam espalhadas.

Há uma planilha de finanças, uma de estoque, um programa de atendimento e etc.

Uma das vantagens de apostar em um software completo e integrado como o Mogo Smart é que você centralizará todas as tarefas em um único lugar.

Desde o controle financeiro até o gerenciamento de estoque, todos esses processos ficarão reunidos,

Ou seja, você poderá controlar tudo em um único programa, o que tornará o dia a dia mais ágil.

Melhore a experiência dos clientes

Quando você sabe como escolher o melhor sistema para seu restaurante, a experiência dos clientes também é afetada positivamente.

Isso porque, os processos integrados permitem que você atenda os consumidores de forma mais rápida e eficaz.

Por exemplo, quando você tem um gerenciamento do estoque, dificilmente não saberá quando uma matéria-prima está perto de acabar.

Logo, você nunca ficará sem os itens necessários para produzir o cardápio.

Isso fará toda a diferença não só para a experiência dos clientes, que é um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer estabelecimento, mas também para o seu faturamento.

Custo-benefício

Levando em conta todos os benefícios que o sistema para o seu restaurante oferece, o custo-benefício dele é muito vantajoso.

Pense que esse software irá otimizar vários processos dentro do seu empreendimento, impedindo que você acabe tendo custos desnecessários.

Por exemplo, agilizando os pedidos, você conseguirá aumentar o seu volume vendas. Consequentemente, o seu faturamento irá crescer.

Ou seja, todo o investimento que você fará para ter o software irá refletir de maneira positiva no seu negócio.

Principalmente a longo prazo, quando o gerenciamento mais eficaz irá refletir diretamente na experiência do cliente.

Conclusão

Investir em um bom sistema para seu restaurante é um passo importante é que pode impactar positivamente a sua imagem no mercado, dando mais força para sua marca se destacar e alcançar patamares ainda maiores frente aos seus concorrentes no ramo alimentício.

E agora que você já sabe como escolher um sistema de automação de acordo com as suas necessidades, é hora de optar pelo “pacote” que oferece as melhores soluções para o seu negócio.

Qual módulo oferece as ferramentas necessárias? Ele atende as suas necessidades primárias?

Saiba como o nosso sistema oferece soluções completas a você e escolha já o nosso sistema para automatizar o seu negócio.

Como escolher o melhor sistema para seu restaurante?

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *