12 de fevereiro de 2016

Hoje vamos começar uma série de posts sobre marketing e divulgação.

Marketing: O que é isso?

Marketing ou propaganda, independente do termo, é a ação que tomamos para chamar a atenção para nossos produtos e alavancar vendas. Nesse link tem uma explicação mais longa e técnica, se desejar.

Como fazer?

Você já se perguntou o que fazer para angariar novos clientes, fidelizar os antigos e ainda vencer a concorrência no processo?

Todo mundo já ouviu falar sobre marketing e sabe do que se trata, mas nem todo mundo faz, ou, pior, faz errado.

Não basta tirar uma foto de um lanche, da fachada do estabelecimento ou de pessoas sentadas à mesa, publicar no Facebook e achar que isso é o suficiente.

Pode até ser que você não espera nenhum retorno, está apenas se divertindo, mostrando o seu negócio para parentes e amigos mas, por vezes, se frustra quando vê poucas curtidas e compartilhamentos, o movimento de clientes que continua o mesmo, e por aí vai.

Mãos à obra!

Por que então não investir um pouco do seu tempo (e um pouco de dinheiro também, afinal você quer o melhor para o seu estabelecimento, correto?) nesse negócio que os gurus do marketing chamam de “a alma do negócio.”?

Deixe-me explicar uma coisa: embora gurus, de forma geral, não sejam muito confiáveis (tema para outro post!), não acho exagero afirmar que o marketing é a alma do negócio, pois se trata de um fator determinante nas vendas.

Seja você iniciante ou estabelecido no ramo, o fato é que sem marketing, é preciso muito mais esforço para se sobressair no ramo em que se atua.

Vemos por aí promoções disso, promoções daquilo, a melhor comida da região (quem disse?!), “somos pioneiros no ramo”, “atendemos muito bem nossos clientes”, etc.

Mas tudo isso só sabe quem frequenta o local, quem ouviu alguém que visitou falar a respeito.

E só. O boca a boca pode até funcionar, mas não é nem de longe tão efetivo quanto o marketing planejado. Não é bom deixar nada nas mãos do acaso.

Ter controle sobre tudo que diz respeito aos seus negócios é a melhor maneira de evitar crises e desperdícios, agir com precisão para prosperar e atrair lucro.

Você deve estar pensando “Tá, você fala sobre o tal marketing mas não diz nada sobre como fazer!”. Então vamos lá!

Conheça seu produto

Saiba como seu produto é feito, o que é usado na fabricação, o porquê de usar um determinado ingrediente e não outro parecido, quanto ele dura, quanto ele vende, etc. Tenha tudo isso na ponta da língua.

Mais importante: conheça o produto de seus concorrentes.

Como se comparam com o seu? Quais as diferenças? O que o seu tem que o deles não tem? E vice versa.

Agora foque no que o seu produto ou estabelecimento tem de melhor e use para sua propaganda!

Nos próximos artigos falaremos mais sobre esse assunto.

Até a próxima!

Como Fazer Marketing ou Divulgar um Estabelecimento

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