09 de janeiro de 2019

A fidelização de clientes não é uma estratégia nova, mas continua sendo eficaz mesmo com o passar do tempo.

Você já deve ter visto ela por aí, estruturada de diversas formas, em vários segmentos.

Mas em um restaurante, já viu ela sendo aplicada? Você sabe quanto custa para você cada novo cliente?

Sabe qual é o Retorno sobre seu Investimento com Marketing?

A fidelização de clientes é uma excelente forma de conquistar uma imagem sólida dentro do mercado, com novos clientes e também com os já conhecidos.

Além disso, o investimento para manter consumidores é bem menor do que para conquistar novos.

Por estes e outros motivos que gestores e equipes de restaurantes estão apostando na fidelização como estratégia de venda.

Para promover essa Fidelização de Clientes, é necessário ter um planejamento.

Isso porque existem vários métodos que podem ser colocados em prática, várias possibilidades.

Vamos ver como elaborar um bom plano de fidelização de clientes?

Por onde começar?

Para elaborar um bom plano de Fidelização de Clientes, você precisa colocar em prática alguns passos simples, antes de qualquer estratégia.

Conheça seus pontos fortes e fracos

O que faz o seu negócio diferente dos demais, e o que precisa ser melhorado?

Analisar seu restaurante de forma crítica e profunda é essencial para conhecer melhor o seu mercado e possibilidades.

A partir desse levantamento será possível direcionar melhor as suas ações, de maneira que você consiga os melhores resultados sem precisar investir muito.

Conheça seus produtos, fornecedores, estude seus concorrentes (não para fazer igual, mas para analisar estratégias, oportunidades, possibilidades e falhas), conheça sua estruturação de valores e tudo o que gira em torno do seu negócio.

Converse com sua equipe, puxe alguns clientes mais próximos para saber o que eles acham da sua estrutura, atendimento, produtos e preços.

Só conhecendo seus pontos de falha é que você conseguirá resolvê-los. Só conhecendo as oportunidades que tem é que você saberá como aproveitá-las.

E sabendo quais são os pontos mais fortes do seu restaurante, você sabe como evidenciá-los.

Conheça seu público e fortaleça o relacionamento

Você só poderá aprimorar o seu atendimento e outros aspectos do seu negócio se realmente conhecer o seu público-alvo.

É essencial saber exatamente qual o perfil do seu consumidor, pois, somente assim você saberá que tipo de ações podem gerar os melhores resultados.

Quais são as preferências dele? O que faz esses consumidores optarem pelo seu estabelecimento e não outro? Quais são os hábitos dele?

Tudo isso te ajudará a entender melhor quem é o seu cliente. Muitas vezes acreditamos ter um público quando, na verdade, temos outro.

Por isso, é necessário conhecer muito bem quem é seu visitante para saber quem é que será fidelizado.

Conte com um bom sistema

Realizar todas essas mudanças e ainda ter que cuidar de todos os processos e ações da gestão, não dá! Um bom sistema de gerenciamento também faz toda a diferença.

Tempo é dinheiro. Diariamente, organizamos nosso tempo com uma série de tarefas.

Desde a gestão de insumos, fornecedores, clientes, até o controle de vendas.

Fazer tudo isso manualmente pode gerar problemas que comprometem diretamente a Fidelização de Clientes.

Uma gestão feita com processos lentos e engessados não irá suportar uma estratégia inovadora de marketing.

Ao usar um sistema eficaz de gerenciamento, você evitará esse e vários outros tipos de problema.

Todas as tarefas ficarão centralizadas em um único lugar, seguras, informações mais rápidas e ágeis e será possível lidar com esses processos de forma otimizada.

Motive sua equipe

A fidelização de clientes também é um compromisso que envolve a sua equipe. Por isso, uma equipe motivada faz toda a diferença!

A satisfação dos seus colaboradores está diretamente ligada a qualidade do trabalho deles.

Logo, se você quer fidelizar os seus consumidores prestando um atendimento personalizado, é preciso investir em ações internas para motivar seus funcionários.

Afinal de contas, eles representam a imagem da sua empresa diariamente.

Existem várias formas de estimular a motivação. Uma delas é realizar treinamentos constantes, demonstrando a importância da equipe. Você também pode trabalhar com programas de incentivo.

Bonificações, prêmios, adicionais, tudo isso irá ajudar o seu time a entender que realmente fazem parte da empresa, e que são valorizados.

A peça-chave de um plano de Fidelização de Clientes é o BENEFÍCIO.

O que fará seu cliente voltar ao seu restaurante? A peça-chave de qualquer estratégia de fidelização é isso: o que irá convencer o seu cliente que você é a melhor opção e que ele deve voltar?

Para isso, a gama de opções é grande.

Você pode, por exemplo, criar um cartão fidelidade para que o cliente ganhe pequenos brindes conforme a quantidade de vezes que come no seu restaurante.

Ou então, no formato mais clássico da fidelização de clientes: ter um cartão fidelidade e ganhar uma refeição ou um brinde quando o cartão é completado.

Outra possibilidade é trabalhar com descontos progressivos. Quanto mais o consumidor for ao seu restaurante, maior será o desconto.

Você também pode buscar planos de indicação, em que se o cliente indicar um amigo, ele e o amigo ganham algum extra.

Estratégias que dão itens exclusivos para clientes fiéis ou que oferecem sorteios, descontos e experiências diferenciadas para esses clientes também são formas de fidelização.

As formas são várias. Aí, é com você e sua equipe estruturar a melhor forma, que melhor irá funcionar em seu dia a dia.

A regra de ouro é ser simples, mas eficaz.

Planos de fidelidade muito complexos dificilmente vão engajar seu público. Se o esforço para ganhar algo é muito grande, o prêmio precisa ser igualmente relevante.

Por isso, evite bolar um plano mirabolante demais para seu cliente.

Planos de fidelidade simples, com poucas regras, que podem ser explicados em poucos minutos são a melhor forma do cliente sentir que irá ganhar aquele benefício sem ter que fazer muito.

Leve em consideração sua própria experiência, como consumidor. Não é chato quando temos um bônus mas, para consegui-lo temos que seguir muitas etapas, muita burocracia, muitas regras?

Não ficamos com aquela sensação de que o nosso prêmio não valeu todo o esforço?

É exatamente isso que você deve evitar em seu restaurante.

Escolha a melhor forma de fidelização e deixe ela simples, para que seu cliente compreenda rápido e vista a camisa.

Busque Feedback

E claro que não poderíamos deixar de citar o feedback. Quem melhor para dizer onde o seu restaurante pode melhorar do que os próprios clientes?

Sempre pergunte aos consumidores se tudo estava do agrado. Atendimento, comida, bebidas, ambiente e também o plano de fidelidade.

Essa investigação te ajudará a identificar os pontos que precisam ser melhorados com mais facilidade.

Dessa forma, a adaptação para o padrão que os clientes desejam será mais fácil, uma vez que você saberá exatamente o que eles desejam.

Não tenha medo de mudar sua estratégia. Se seus clientes mais próximos estão encontrando dificuldades em sua estratégia de fidelização, mude!

É realizando testes, fazendo mudanças e melhorando cada vez mais que você encontra o jeito ideal de ganhar novos clientes e torná-los companheiros fiéis de seu restaurante.

Todas essas dicas te ajudarão a criar um plano fidelização de clientes.

Com ele, além de conseguir fidelizar os seus consumidores, você também irá melhorar a imagem do seu restaurante, tornando ela ainda mais forte dentro do segmento.

Para saber mais sobre como otimizar os processos da sua gestão para ter mais tempo para essas estratégias, baixe gratuitamente nosso eBook sobre o assunto:

Como fidelizar clientes em seu restaurante?

Escrito por: Flávio

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *