Quando falamos em restaurantes, muitas vezes focamos em preços e qualidade dos serviços prestados.
Estes pontos são, de fato, muito importantes quando se trata de uma empresa do ramo alimentício, entretanto, não podemos esquecer que nada disso é válido se não desempenhamos um bom atendimento que evidencie as demais qualidades.
Para saber como tornar o seu estabelecimento uma referência em atendimento e serviços de qualidade, e posteriormente fidelizar os seus clientes, veja algumas dicas importantes a seguir.
Seja observador
Algumas pessoas não gostam de expor críticas por considerar constrangedor. Por isso é extremamente necessário observar quando alguma expressão ou comportamento sinalizam descontento.
Através desta análise começamos a trabalhar um atendimento direcionado, que visa incentivar o diálogo entre os envolvidos e solucionar algumas insatisfações, sem confronto direto ou situações que possam afastar clientes ou trazer prejuízos ao seu estabelecimentos.
Seja atencioso
Todos gostam de um atendimento diferenciado que evidencie a importância de cada cliente para o estabelecimento.
Detalhes como chamar um cliente fiel pelo nome, memorizar pedidos de pessoas que costumam frequentar seu local, costumam fazer toda a diferença e são indispensáveis para tornar o seu estabelecimento um lugar familiar, onde as pessoas se sentem confortáveis.
Seja amigável
Primeiramente, é preciso entender o termo “amigável”.
Ser amigável implica em ser atencioso, pedir se o cliente foi bem servido, cumprimentar, etc. É um atendimento que tem como base o profissionalismo, regras de etiqueta e boa educação.
Este tipo de atendimento não “força a barra”, nem exagera na simpatia de modo que possa desrespeitar.
Por exemplo, não faça perguntas pessoais ou sugira encontros sociais.
Pessoas mais reservadas tendem a gostar mais deste tipo de atendimento, uma vez que não é invasivo, nem deixa a desejar.
É o meio termo entre o excesso de simpatia e o desinteresse pelo cliente.
Seja aberto a mudanças
Nem sempre o plano B ou C é um sinal de fracasso.
Compreender quando a estratégia principal não é a mais adequada é o melhor caminho para aceitar as críticas e desenhar um novo caminho que sua empresa deverá traçar.
Não adianta perguntar a opinião do cliente se não está aberto a moldar-se a elas.
Realize pesquisas de satisfação
É clichê, mas funciona. Com certeza você não receberá apenas críticas positivas, mas o simples fato de ter uma caixa de reclamações no seu estabelecimento já demonstra que sua empresa se importa com as necessidades do cliente, e acima de tudo, está aberta a críticas construtivas para um constante crescimento e aperfeiçoamento do estabelecimento.
Como você deve ter notado, essas dicas são simples de seguir, o que torna muito fácil aprimorar seu atendimento. Esteja atento a elas.