Por mais preparado que um estabelecimento esteja uma hora ou outra a sua capacidade de acomodar clientes eventualmente irá lotar. É aqui que entramos com a capacidade de jogo de cintura que a recepção deve ter para lidar com essa situação.
Como já é de se imaginar, paciência não é um dom atribuído a muitos e esperar não é agradável para ninguém. Entretanto, você pode tornar este momento aparentemente desconfortável em um ambiente descontraído para o consumidor, proporcionando-lhe novas experiências e gerando novas impressões.
A seguir veja algumas dicas de como acomodar os clientes da melhor maneira possível, tornando a fila de espera um lugar bem menos chato de ficar.
Seja simpático e atencioso.
Assim que o cliente entrar no seu estabelecimento, lembre-se de cumprimenta-lo com um sorriso amigável. Isso faz com que ele se sinta mais confortável nos próximos minutos de espera. Dê a ele toda a atenção necessária para os próximos passos.
Realize uma filtragem e faça a coleta de dados básicos.
Enquanto o cliente espera, recolha o máximo de informações possíveis para adiantar o trabalho lá na frente. Anote o nome na lista de espera, e se necessário coloque alguma característica para facilitar a identificação. Pergunte para quantas pessoas serão a mesa, se necessitam de uma cadeira especial pra criança, se preferem uma área pra fumantes e etc.
Seja realista para evitar frustrações.
Por mais desanimadora que seja a estimativa de tempo, seja realista quanto a ela, Caso contrário, a pessoa poderá sentir-se enganada, tendo uma péssima impressão do estabelecimento.
Por fim, após anunciar o tempo estimado de espera ofereça um cardápio para o cliente ter em mente o que poderá pedir. Quando estiverem na mesa os pedidos já estão definidos e serão preparados de forma mais rápida. Esse processo agiliza o atendimento e distrai o cliente enquanto este está na fila.
Lembre-se: o bom atendimento é primordial para que o cliente deseje retornar.