29 de março de 2019

Montar um cronograma de funcionários nem sempre é uma etapa vista como prioritária para alguns gestores de restaurantes.

Só que essa pode ser uma ferramenta essencial para auxiliar no controle dos processos e atividades, o que diminui drasticamente as chances de algo dar errado.

Estabelecer um cronograma desse tipo pode parecer uma tarefa complicada, mas só é necessário se ater a alguns detalhes para garantir uma organização eficiente.

Neste post separamos algumas dicas para te ajudar a montar um cronograma de funcionários efetivo:

O cronograma de funcionários deve contemplar a todos

O seu restaurante depende de todos os setores que possui, então não adianta estabelecer um cronograma para apenas uma parte dos funcionários.

Desde o pessoal da cozinha, recepcionistas e garçons, até os colaboradores do setor administrativo, todos devem estar contemplados no cronograma de funcionários.

Assim é possível visualizar o funcionamento do restaurante de forma integrada e assegurar o bom andamento de todas as atividades.

Tenha pleno conhecimento dos processos do seu restaurante

Como gestor, você está em um cargo de liderança e deve saber do funcionamento de todos os setores do estabelecimento.

Esteja inteirado dos fornecedores com seus prazos e disponibilidades, do atendimento ao cliente, das etapas do preparo dos produtos a serem comercializados, e dos processos administrativos.

Somente dessa maneira você poderá montar um cronograma de funcionários completo, levando em consideração as necessidades reais do seu negócio.

Defina as metas e os objetivos no seu negócio

Quando se tem as metas e objetivos bem definidos é possível traçar um plano de quais medidas devem ser tomadas para que eles se concretizem, deixando claro quais setores possuem mais demanda.

Isso facilita o processo de montagem e gerenciamento do cronograma de funcionários.

Desse modo você garante que os horários que necessitam de mais mão-de-obra sejam atendidos e pode estabelecer turnos e funções bem delimitadas.

Preze pela boa organização e comunicação

Isso começa pelo próprio gestor, mantendo todas as tarefas sempre bem organizadas, o que evita equívocos na preparação do cronograma de funcionários.

Tendo o que deve ser feito muito bem alinhado, é possível então comunicar a todos os funcionários de forma clara quais são as tarefas do dia.

Nesse caso, ainda é válido fazer uso de esquemas visuais, como quadros ou cartazes, deixando o cronograma à mostra para todos.

A ideia aqui é que todos os funcionários sempre tenham acesso às tarefas e metas estabelecidas, compreendendo sua forma de organização e prevenindo possíveis confusões.

Um bom sistema de gestão como seu aliado

Otimizar processos é uma maneira inteligente de facilitar a organização do cronograma de funcionários, uma vez que, com o processo simplificado, diminui a demanda de tempo e atenção para determinados serviços.

Com isso há uma folga no seu cronograma, que permite atender mais rapidamente outras necessidades, além de proporcionar maior flexibilidade para lidar com eventuais imprevistos que venham a aparecer.

Agora que você já sabe quais os pontos importantes para montar um bom cronograma de funcionários, está na hora colocar tudo em prática.

Para isso a Mogo Smart te oferece o sistema perfeito para auxiliar na gestão do seu restaurante, facilitando tarefas cotidianas e contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio.

guia-como-economizar-com-custos-operacionais

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *