Em todo e qualquer segmento, diferenciar-se é a palavra chave. E diferenciar-se é uma estratégia que pode ser adotada por quem deseja montar um restaurante japonês, por exemplo. Uma vez que a culinária deste ramo é rara, o seu estabelecimento pode deixar de concorrer com outras empresas do ramo alimentício, estreitando o público alvo e restringindo-o a quem consome comida japonesa e não encontra em um lugar viável. Sendo assim, nós, da Mogo Sistemas, separamos algumas dicas para você que deseja investir em um ramo diferenciado para lucrar. Veja a seguir, como montar um restaurante japonês:
Crie cardápios detalhados.
Nem sempre quem se interessa por comida japonesa tem conhecimento desta cultura milenar, neste caso, conter cardápios detalhados podem ajudar na escolha de quem tem a sua primeira experiência, auxiliando-os a se “situarem” nos pedidos sem ficarem constrangidos.
Remeta no ambiente a essência da cultura do Japão.
Mais do que um restaurante que oferece comida japonesa, seu restaurante pode ser de fato, um restaurante japonês. E a diferença? A diferença está no ambiente que você irá criar, com salas privadas e tatames onde as pessoas podem comer como se estivessem no próprio Japão, já imaginou o valor agregado que pode oferecer esse diferencial? Quadros, música e pequenos mimos podem auxiliar na decoração também.
Tenha contato com bons fornecedores.
A base da comida japonesa é feita basicamente de peixes e frutos do mar. Neste caso, ter uma carta de fornecedores que ofereça estes itens sempre fresquinhos é indispensável para se ter qualidade nos pratos desenvolvidos.
Selecione os “carros-chefes” do cardápio.
Como em todo estabelecimento do ramo alimentício, há sempre os itens do cardápio que “saem” mais e por isso merecem uma atenção maior na hora de contatar com os fornecedores, nestes casos, esteja atento a quantidade de pratos elaborados que são feitos em média com determinadas quantidades e trace uma espécie de “média” para ter sempre em mãos os itens necessários para a elaboração do prato.
Automatize o seu restaurante.
Com um software de gestão você poderá cuidar melhor da contabilidade do seu negócio, tendo controle sobre todas as finanças, as entradas e saídas de caixa e estoque, entre outros benefícios. Este sistema também te ajudará na hora de contatar fornecedores, pois oferece relatórios completos e precisos com dados quantitativos.