10 de abril de 2019

Take away é uma modalidade de restaurantes que traz uma proposta diferente para o segmento.

O termo, que pode ser traduzido livremente como “comida para levar”, resultou em locais pensados para minimizar gastos na empresa e poupar o tempo do consumido.

E conta com um cardápio enxuto e poucos funcionários.

Dificilmente você verá um restaurante take away com clientes sentados, consumido a refeição, porque a intenção não é esta!

Nesses restaurantes, o cliente compra e leva a comida para ser consumida em outro local.

Por conta da praticidade e facilidade que este formato oferece, muitos gestores do segmento estão de olho nessa oportunidade.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como montar um restaurante take away?

Continue conosco e boa leitura!

Take away: pense em funcionalidade

Um restaurante take away, como já ressaltamos, é um local em que você compra e leva a comida para ser consumida em outro local, como sua casa ou até mesmo um bar talvez.

Portanto, o local escolhido deve ser, principalmente, funcional para essa grande movimentação de pessoas.

A maior parte do seu espaço será dedicada para a produção dos alimentos, ao invés de ter um grande ambiente para os consumidores.

Mas isso não significa que você não pode oferecer conforto para seus clientes.

Tenha um ótimo ambiente de espera, com todos os sistemas e ferramentas necessárias para o cliente ser bem atendido e compreendido desde a sua chegada.

Ofereça wi-fi, uma televisão e cadeiras ou sofás confortáveis para seus clientes.

Um bom atendimento e um ambiente confortável, mesmo que sem o intuito de manter o cliente por mais tempo no seu estabelecimento, fazem a diferença.

Porém, vale lembrar que o foco aqui não é seu cliente permanecer no restaurante para consumir, mas sim fazer suas escolhas e apenas aguardar o pedido.

Como Funciona

Os fast foods são os mais comuns quando pensamos neste formato de estabelecimento, devido a rapidez do preparo.

Porém, food trucks, drive thru e outras estações de alimentos também podem ser consideradas take away.

O empreendimento se adapta a todos os gostos.

Você pode vender hambúrgueres, comidas orgânicas ou alimentos veganos: vai do que você quiser apostar, e pela demanda que você percebe existir na cidade ou região em que deseja abrir seu restaurante Take Away.

A ideia é que o serviço trabalhe com produtos bem práticos. Isso, além de tornar a preparação dos pratos mais ágil, torna o formato de venda mais barato.

A conta é simples, menos tempo produzindo, e menos colaboradores significam menos custo sobre seus pratos, e portanto seu cardápio se torna muito mais acessível ao cliente em termos de valor.

Seu cliente vai até o seu restaurante, faz sua escolha e os alimentos são preparados na hora.

Por isso, as opções do menu são simples, pensadas para serem executadas em um curto espaço de tempo, mas sem deixar o sabor de lado.

A rapidez é um fator essencial

Rapidez, aqui, é um assunto central e extremamente  importante.

Por essa razão o ideal é o atendimento ser automatizado e rápido,  para todo o processo ser concluído em pouco tempo.

Destacamos que isso envolve de fato todo o processo, desde o atendimento do cliente através de um telefonema, ou pelo balcão, o preparo até a entrega em mãos do pedido ao cliente.

Lembre-se: seu cliente não quer passar muito tempo do seu restaurante.

O objetivo é realmente este! Portanto seja rápido e eficaz.

O setor é bastante versátil e pode ser adaptado para qualquer modelo e qualquer ideia.

Comidas de outras culturas, doces, sobremesas ou uma culinária bem de nicho, como restaurantes que oferecem apenas 2 ou 3 pratos específicos.

Saiba como montar o seu restaurante take away com as nossas dicas a seguir:

Pra montar um restaurante take away, os utensílios serão os mesmos.

Procure equipamentos novos, de boa qualidade, se manter atualizado e encontrar utensílios que deixem seus processos mais rápidos é extremamente válido.

Dê preferência para os menus simples, rápidos de serem feitos com produtos fresquinhos e de qualidade.

Estes são cuidados que garantem a qualidade do seus serviços e da sua comida, o que também garante que seu cliente goste de você e volte mais vezes.

Existem algumas dicas que podem ajudar muito, e são bastante úteis para a cozinha do seu restaurante:

  • Tenha um espaço amplo e acessível para a embalagens de materiais.
  • Cuide também para que os alimentos quentes mantenham a temperatura. Você pode fazer isso com algum material específico, que retenha calor.
  • Inclua um fogão para pré-cozimento e uma fritadeira e grelha para pedidos que usem esses utensílios.
  • Tenha um equipamento de refrigeração para o estoque de materiais.

Trabalhe com um sistema de automação

Tenha um sistema de automação que envie ordens de pedido diretamente para a cozinha.

Como já destacamos, o início do atendimento também deve ser rápido e organizado, a fim de evitar erros com pedidos, e por fim retrabalho.

Além do mais, um sistema de automação para a organização e envio de pedidos vai evitar que erros de pedidos aconteçam demasiadamente.

Outro bônus importante que parte da utilização de um software; o gestor também vai poder acompanhar quais são os pratos que tem mais saída, e fazer ajustes no seu cardápio caso seja necessário.

Isso também vai servir de base para controle de caixa, que deve ser feito periodicamente.

Prepare sua equipe

Para manter um ótimo padrão de atendimento e entrega, você precisa de uma equipe preparada para isso. Investir em treinamentos de rotina, reuniões ou diálogos entre a equipe é essencial.

O seus funcionários, sejam atendentes ou cozinheiros, precisam estar alinhados em suas atribuições e devidamente capacitados.

Garanta que todos tenham conhecimento de todos os processos que ocorrem dentro do restaurante.

Seus atendentes são como vendedores dos produto, por isso devem passar confiança e propriedade no assunto ao atender clientes, para tirar dúvidas e passar segurança.

Outros detalhes importantes:

O balcão também deve ser um local limpo, organizado apenas com os materiais necessários para os clientes.

Um dispensador de higienização para manter a área limpa pode ser uma boa ideia.

Mantenha os dispensadores de bebidas perto dos caixas, e organize seu balcão para que seu consumidor possa encontrar tudo o que necessita: copos, canudos, guardanapos e talheres.

É importante que você seja específico e claro no cardápio, pois isso irá facilitar o preparo dos pedidos. Uma boa dica: coloque imagens, se for possível.

Crie ambientes funcionais, e confortáveis.

O objetivo é fazer com que o cliente sinta-se à vontade e não fique muito tempo dentro do seu estabelecimento, mas faça com que esse curto tempo seja agradável.

Cuide do seu cliente

Independentemente de qual seja o formato escolhido por você para o seu restaurante Take Away, é importante fazer com que seus clientes sintam-se satisfeitos com seus serviços.

Aposte em um ótimo atendimento, treinamento para a sua equipe e um lugar que, mesmo que seja passageiro, ofereça conforto para os consumidores.

Os restaurantes take away estão ganhando as ruas e o gosto dos consumidores que buscam refeição de qualidade sem necessariamente estar em um restaurante self-service ou a la carte.

Estude seu mercado, compreenda quais são as principais necessidades do seu público e faça do seu take away referência em sua região, percebendo oportunidades e as aproveitando.

Agora que você já conhece um novo modelo de empreendedorismo no ramo dos restaurantes, saiba como o Mogo Smart pode ajudá-lo na consolidação do seu negócio.

marketing para restaurantes

2 comentários sobre “Conheça tudo sobre os restaurantes take away!”

  1. Boa tarde.

    Caríssimo pretendo abrir uma casa de teke Awey, no entanto agradecia que de desse uma melhor explicação de como começar a implementação da mesma.

    Obrigado.

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