26 de março de 2020

Todo mundo que trabalha na gestão de um restaurante sabe: Tem muito mais por trás do sucesso desses empreendimentos do que boa comida e atendimento de excelência.

É claro, esses dois fatores são essenciais e são os que mais chamam a atenção. No entanto, há vários outros, como a gestão financeira, de quem vamos falar hoje.

A gestão financeira é essencial porque é através dela que o restaurante se mantém! Não adianta ter a melhor comida e o melhor atendimento se o seu caixa for uma bagunça.

Inclusive! Não dá para ter a melhor comida e o melhor atendimento se seu caixa for uma bagunça, porque todo gestor sabe que esses dois fatores demandam de um bom investimento monetário.

Há vários elementos que envolvem a execução de uma boa gestão financeira, e hoje vamos falar de um deles: A redução de custos!

Seja para aumentar os lucros ou evitar uma crise, a redução de custos é sempre uma estratégia interessante para qualquer negócio!

Por que reduzir custos?

Como diminuir os custos do seu restaurante? | Mogo Smart

Essa pergunta parece óbvia, não é? É quase como perguntar: Por que ganhar dinheiro? Ainda assim, o número de gestores que não dá uma atenção adequada às reduções de gastos é muito grande!

Muitos acreditam que esse tipo de economia só é importante em tempos de crise. No entanto, a diminuição de gastos é muito vantajosa seja qual for o momento de seu restaurante.

Por isso, que tal conferir algumas vantagens práticas da redução de custos

  • Aumenta seu lucro

Simplesmente: Se você reduz os custos enquanto mantém a rentabilidade, seu resultado final será um lucro maior no seu restaurante! E isso é o grande objetivo do seu negócio, não é?

  • Facilita o crescimento do seu restaurante

Com uma margem maior de lucro, você pode investir muito mais. Esses investimentos são fundamentais para o crescimento do seu restaurante.

  • Permite melhorias no seu atendimento

Com menos custos desnecessários, você pode direcionar o dinheiro do seu restaurante para o que realmente importa – principalmente aqueles dois fatores que mencionamos antes, a comida e o atendimento.

  • Possibilita investimentos nos seus funcionários

Você pode usar o dinheiro economizado para cursos ou atividades internas, que vão deixar seus colaboradores mais preparados e motivados. Você pode, por exemplo, melhorar o atendimento nas mesas transformando seus garçons em vendedores.

  • Permite que você se prepare para o futuro

Esta talvez seja a mais importante entre todas as vantagens. É praticamente impossível se preparar para problemas do futuro e fazer um planejamento estratégico quando não sobra dinheiro, não é?

O tempo topo você precisa estar pagando contas urgentes e o planejamento fica sempre para depois.

No entanto, se você conseguir cortar custos desnecessários, o dinheiro logo começa a sobrar e você pode até fazer uma reserva de emergência.

  • Ajuda a superar crises

Este é o uso mais comum da redução de custos. De fato, a diminuição dos gastos desnecessários é o primeiro passo a ser dado para driblar uma crise, porque é realmente eficiente.

Como reduzir gastos em restaurantes

Como diminuir os custos do seu restaurante?

Agora que você viu as vantagens que pode ter, vamos conferir estratégias! Vem com a gente para descobrir como economizar em seu restaurante.

1. Evite desperdício de alimentos

O desperdício de comida é uma situação constante em muitos restaurantes. Há desperdício na cozinha, no buffet e na mesa do seu cliente. Tudo isso são gastos que não vão gerar nenhum retorno para seu investimento.

Por isso, busque aproveitar seus produtos ao máximo na cozinha. Também pense em pratos criativos que aproveitem o que sobrou da última refeição, mas sempre lembrando de manter a qualidade e o sabor! Por último, busque formas de conscientizar seus clientes para servirem menos e não deixarem sobras no prato.

É importante lembrar que o desperdício de alimentos também é um problema ambiental e social. Segundo a organização da ONU para o combate à fome, FAO (sigla em inglês para Organização de Comida e Agricultura), mais de 30% de todos os alimentos produzidos para o consumo humano é perdido ou desperdiçado em alguma etapa do processo. São 1,3 bilhões de toneladas de comida indo para o lixo.

2. Gerencie seu estoque

Analise muito bem os produtos que seu restaurante compra, comparados com a quantidade que é consumida. Há muitas coisas que são desperdiçadas?

Se sua resposta for sim, avalie o que pode ser diminuído no estoque. Controle cada item que entra e tudo o que sai e monte um bom inventário de estoque.

Você pode ainda adotar um sistema de gestão que vá ajudar nesse objetivo e permitir uma redução dos gastos na hora das compras.

3. realize manutenções preventivas

Periodicamente realize pequenas manutenções dos equipamentos e materiais do seu restaurante. Os custos para cada manutenção dessa não é tão alto, e isso evita gastos grandes com problemas que podem surgir no longo prazo.

Além disso, se um equipamento essencial do seu restaurante acabar quebrando, o gasto não vai ser apenas com o conserto, mas também com o tempo em que ele vai ficar parado.

4. Economize aguá e luz

Falando assim pode parecer pouca coisa, mas experimente! Prepare sua equipe e implante uma cultura de economia de luz e água e veja os resultados impressionantes na sua conta mensal.

5. Renegocie com fornecedores

Busque rever seus gastos com fornecedores e renegocie para conseguir melhores preços e condições de pagamento.

Se o seu financeiro está bem controlado, considere pedir descontos para pagamentos à vista ou em poucas parcelas. Mas só aceite se o desconto for realmente bom.

Por outro lado, em momentos de crise é importante buscar estender seus prazos o máximo possível. Renegocie com fornecedores para evitar o cancelamento do que é necessário para manter o funcionamento do restaurante.

6. Tenha um bom controle financeiro

Um controle financeiro eficiente, que faça um bom fluxo de caixa, também é essencial para reduzir custos em seu restaurante. Tenha um bom planejamento, classifique suas entradas e saídas e considere seguir também a próxima dica, ela pode ajudar muito no seu controle financeiro.

7. Automatize seus processos

Somente com o controle de tudo o que acontece em seu restaurante você saberá onde está desperdiçando, quais gastos podem ser reduzidos e que tipo de custo é indispensável.

Para conseguir um controle tão completo, e ainda ter em mãos relatórios precisos, detalhados e completos, você precisa automatizar o seu restaurante com um sistema de gestão especialmente desenvolvido para suas necessidades.

Veja como o Mogo Smart pode te ajudar e vivencie na prática como reduzir os custos em seu restaurante!

Dica bônus

Se você acredita que pode melhorar ainda mais os lucros do seu restaurante, mantendo-se protegido de crises, este eBook é para você. Conheça os nove passos para garantir a saúde financeira em restaurantes!

Como calcular o preço do Buffet do seu restaurante? | Mogo Smart

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *