19 de outubro de 2018

O melhor atendimento, a melhor gastronomia, a melhor gestão: quando estamos em nosso restaurante, são essas as questões que temos em mente, não é mesmo?

Porém, nada disso é feito sem dar um passo importantíssimo: ter ótimos fornecedores.

Ter uma excelente cozinha e gastronomia é algo que anda de mão dada com a qualidade da matéria-prima.

E ter bom preço é apenas uma das questões na hora de se contratar um fornecedor.

Disponibilidade, qualidade, flexibilidade: vários são os motivos colocados à mesa na hora de escolher quem traz até seu restaurante tudo o que você precisa.

Separamos dicas de como escolher ótimos fornecedores para sua gestão ser ainda melhor.

Continue conosco.

Quais são as características de um bom fornecedor?

Nem sempre os grandes mercados ou produtores serão os fornecedores ideais. Na hora de escolher e conhecer novas pessoas para esse time, deixe a mente aberta.

Qualidade de produtos

Um bom fornecedor ter os melhores produtos para o que você precisa em seu restaurante. Por isso, nem sempre o fornecedor de outro gestor será o mesmo que o seu.

Flexibilidade

Surgiu aquele pedido importante? O que seu fornecedor faz por você? Conhecer as necessidades do seu restaurante e atender os requisitos da sua cozinha, compreendendo os imprevistos são pontos importantes a serem observados.

Honestidade

Na hora de preços, negociações, datas e origem dos produtos é necessário um fornecedor honesto. Confie na pessoa que está nessa posição, tanto na questão da qualidade dos produtos quanto no preço que você paga por eles.

O que você precisa saber antes de ir até um fornecedor?

Conheça sua cozinha, ou peça ajuda!

Nem sempre o gestor será a melhor pessoa para entrar em contato com fornecedores. É necessário conhecer as necessidades do seu restaurante.

Quem sabe uma ajuda do seu chef ou equipe seja muito necessária. Antes de sair comprando, defina quais são os produtos básicos, produtos indispensáveis e os produtos ocasionais do seu restaurante.

Faça orçamentos

Pesquisa de campo nunca é de se jogar fora. Faça orçamentos de curto, médio e longo prazo, negocie, feche pacotes.

Estabeleça suas margens de gasto ao longo do tempo para saber quanto você está investindo e quais produtos são mais caros e por quê.

Avalie

Avalie referências, licenças e experiência da empresa fornecedora.

Tenha em sua equipe, também, profissionais altamente capacitados para saber quantidades, tempo de uso e para que nada fique muito tempo em estoque, sem ser utilizado.

É essencial também que a empresa fornecedora esteja em dia com certificados e inspeções, bem como com as normas de segurança alimentar.

Dicas rápidas na hora de contratar um novo fornecedor:

Conheça os fornecedores das proximidades.
Fale com colegas do segmento
Certifique-se da origem dos produtos
Negocie bons preços

Além disso, lembre-se de ter vários fornecedores de confiança, e de conhecer também aqueles fornecedores para épocas especiais da sua cozinha.

Ter ótimos fornecedores pode ser a grande diferença entre um restaurante mediano e uma cozinha amada por todos os clientes.

Animado para encontrar fornecedores excelentes para seu restaurante? Logo abaixo, você encontra uma planilha para lhe ajudar a calcular todos os custos da sua produção.

Confira, é gratuita!

Como ter ótimos fornecedores em seu restaurantes?

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *