11 de outubro de 2019

O controle de estoque dentro de um restaurante é extremamente importante para a gestão do negócio. Geralmente existe um controle de processos, no financeiro e organizacional do restaurante.

Mas dificilmente existe este mesmo cuidado com o estoque e fornecedores, não é mesmo?

Você realiza o controle do estoque do seu restaurante? Essa ação impacta em diversos setores e não deve ser deixada de lado.

Fazer o controle de estoque regularmente é incrivelmente benéfico. Segundo alguns estudos, isso pode aumentar os lucros do restaurante em mais de 20% a cada ano. Isso acontece porque esse controle evita que sejam feitos pedidos excessivos.

Quer saber como o controle do estoque pode fazer seu restaurante ou lanchonete lucrar mais? Confira essas 8 dicas:

Como fazer o controle do estoque do restaurante?

Classifique os produtos

O primeiro passo é classificar seus produtos. Organize-os por categorias e especificações genéricas como: carnes, legumes, bebidas, grãos, etc…

Depois, podem ser criadas subcategorias para facilitar a procura pelos alimentos.

Defina prazos de controle e conferência do seu inventário

O controle do inventário do seu estoque é essencial. Lembre-se de que seu estoque tem alta rotatividade, já que um restaurante serve refeições praticamente todos os dias da semana.

Fazendo a conferência com frequência, será possível identificar rapidamente os itens com mais saída e aqueles que ficam armazenados por mais tempo no estoque.

É interessante estabelecer períodos de tempo específicos para fazer este controle.

Isso vai garantir que os registros do seu inventário estejam sempre atualizados. Como reflexo, seu estoque estará sempre bem alimentado e sem excessos de custo para o seu restaurante.

Mantenha em mente que controle significa economia. E economia em uma gestão é sinônimo de mais lucratividade!

Fique de olho na demanda do seu restaurante

O que determina as quantias de compra para o seu restaurante é sua demanda de pedidos. Estar de olho nesta demanda irá deixar o gestor um passo à frente no controle do seu estoque.

Assim fica fácil atender uma demanda maior e evitar o acúmulo de mercadorias em um período de escassez de atendimentos.

Outro fator que merece a atenção do gestor são as datas comemorativas e feriados. Estas datas costumam atrair maior volume de pessoas.

Então seu estoque deve estar preparado para este grande volume de clientes famintos!

Conte com fichas técnicas para garantir mais controle dos processos da cozinha do seu restaurante

Fichas técnicas são uma ótima solução para acompanhar os processos da cozinha do seu restaurante e controlar seu estoque.

Através das fichas técnicas as receitas são padronizadas. Portanto, sabendo quantas pessoas pediram um prato em especial, ou quantas pessoas foram servidas no dia, o gestor terá uma ideia de quais produtos devem ser comprados e repostos no estoque.

Livre-se de produtos acumulados

Por alguma razão um produto ficou acumulado no seu estoque?

Essa pode ser uma ótima oportunidade para fazer uma promoção antes que ele vença!

Dessa forma, mesmo que você ganhe menos dinheiro, pelo menos você não vai perdê-lo jogando fora alimentos vencidos.

Menus especiais e promoções, sempre atraem clientes!

Mantenha o local limpo

Limpeza e organização são dois fatores fundamentais em uma cozinha. Este empreendimento lida com alimentos o tempo todo e, por conseguinte, com a saúde de seus clientes e funcionários.

Esse cuidado é extremamente necessário para não perder clientes ou lidar com problemas mais sérios.

Evitar gastos súbitos porque sua gestão não foi cuidadosa também é um erro a ser evitado.

Mesmo porque a falta de higiene pode causar problemas com a vigilância sanitária. Resultando em multas que com cuidado e limpeza, não seriam pagas.

Escolha o melhor modelo de reposição de estoque

Depois de seguir todos os passos acima, é hora de determinar a melhor forma de repor seu estoque. Essa reposição pode acontecer de duas formas.

Reposição contínua

Neste modelo de reposição, as compras são feitas com frequência. Isso significa que não fica uma grande quantia de mercadorias estocadas.

Reposição periódica

O modelo de reposição periódica conta com compras em grande quantidade, e programadas. Isso permite que o gestor consiga fazer negociações com com seus fornecedores.

Conte com um Sistema para Restaurantes

Um software faz toda a diferença na gestão do seu restaurante. Ele permite que diversos processos sejam automatizados além de entregar dados para a análise do gestor.

Controlar seu estoque tem como principal resultado a lucratividade da sua gestão. E este é um benefício que o gestor busca alcançar de forma contínua.

Você conhece as ferramentas do software Mogo Smart? Através dele, é possível controlar diversos setores do seu restaurante, inclusive seu estoque.

Descubra as funcionalidades do Mogo Smart e tenha o poder desta tecnologia como aliado em sua gestão!

Controle do estoque: como seu restaurante pode se tornar mais lucrativo com ele?

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *