11 de setembro de 2019

Gerir um restaurante é uma tarefa árdua e, acima de tudo, minuciosa.

Ter o controle sobre informações, dados, fornecedores e o inventário de um restaurante é o tipo de tarefa que parece simples, mas no dia a dia demanda atenção e cuidado.

Quanto comprar? Quais os produtos que mais saem, mais agradam os clientes? Quais produtos demandam mais atenção e cuidado, ou possuem maior rotatividade?

São muitas perguntas para responder. E para tanto, se faz necessário controlar muitas variáveis dentro do seu restaurante.

Caso contrário, isso pode acabar virando um problema no futuro da sua gestão.

Um inventário de estoque de um restaurante é a contagem e a listagem de todos os itens ali armazenados.

Ele serve para controlar, organizar e armazenar todos os itens do estoque da maneira correta.

Ter o controle de um inventário que contenha todas as informações necessárias de bens do seu restaurante é um método que pode auxiliá-lo na administração do seu negócio sem comprometê-lo com desperdícios.

Quer saber como fazer um inventário de restaurante?

Listamos algumas dicas para te ajudar a compreender a importância deste cuidado, e para garantir controle completo do inventário do seu restaurante. Continue a leitura!

Contabilize tudo que você tem no seu estoque

Primeiramente, organize os itens que você já possui. Separe-os por classificações genéricas, como: legumes, carnes, bebidas, louça, itens de higiene, etc.

Se achar melhor, crie também subcategorias para refinar este armazenamento.

O processo pode ser trabalhoso, porém a recompensa vale a pena. Depois disso feito, será necessário apenas manter tudo em ordem.

Vale destacar que itens separados e organizados são mais fáceis de serem encontrados e geridos.

A seguir basta contabilizar tudo. Quanto de cada você possui e precisa ter para que seu restaurante funcione no dia a dia?

Configure um sistema de controle de estoque e registre tudo

Tendo o registro de tudo o que você possui, este passo fica muito mais simples.

Registre entradas e saídas de produtos, bem como datas de compras, vencimentos e as vendas feitas no restaurante.

Esse controle diário do seu estoque lhe dá informações importantes para sua gestão. Você vai ter mais precisão nas compras ao saber como está o seu estoque.

Estabeleça políticas para gerenciar o controle de estoque

Um grande problema dos estoques são os produtos encalhados ou que não são repostos como deveria. Encontrar o equilíbrio nem sempre é simples.

Mantenha em mente que achismos não são interessantes nesse momento. Tenha dados, informações e estabeleça políticas para ter o controle de inventário e saber tomar suas decisões.

Dessa forma, você conhece quantidades máximas e mínimas, bem como datas, fornecedores e como fazer o máximo para economizar e não ter desperdícios.

Utilize fichas técnicas

A utilização das fichas técnicas na cozinha do seu restaurante, fará com que o gestor saiba exatamente a quantidade de ingredientes presente em cada prato.

Sabendo apenas a quantidade de pratos servidos no dia, é possível saber como anda o estoque.

O que é uma vantagem gigantesca principalmente para restaurantes a la carte, e de buffet.

Uma ficha técnica é o registro e a listagens de ingredientes e suas quantias para a preparação de cada prato.

Ele funciona como um roteiro para o preparo da receita, e um registro de quantia e valor para a administração.

Ela é extremamente importante porque facilita muito a previsão de demanda de compras do restaurante. O que resulta na redução dos custos do estoque do seu restaurante.

Coloque alguém responsável pelo gerenciamento do estoque

É preciso alguém que esteja apto para acompanhar o controle pelo sistema.

Ter uma pessoa em sua equipe que conheça seu estoque e que possa realizar esse controle diário, traçar uma média do quanto é consumido semanalmente, efetuar pedidos, etc, é muito útil.

Isso faz com que a responsabilidade esteja centralizada, evitando desperdício, sumiço de produtos, etc.

Caso o seu restaurante tenha um porte e um estoque maior, aposte em um sistema de código de barras.

Quanto a periodicidade para fazer o inventário, ela varia de acordo com o perfil da empresa, de sua política de estoque e do objetivo da contagem.

Quando chega o momento de alguns indícios vem a tona:

  • Notou falhas frequentes no controle de estoque? Então está na hora de fazer seu inventário novamente.
  • A política de estoque da sua empresa está dando prejuízo? então é hora de reformular.
  • Chegou a época das promoções? Este sempre antes e depois de uma promoção faça seu inventário. Principalmente para saber o que deve ser escoado.

Caso seu restaurante faça promoções constantemente, o processo de inventário deverá ser feito com maior frequência.

Na maior parte das vezes, o inventário do restaurante é feito em intervalos de um ou dois meses. Porém, isso depende muito do tamanho do seu restaurante.

A dica de ouro é deixar o responsável avisado desse intervalo de tempo.

Além do mais, quando chegar o momento de fazer seu inventário, faça em um dia que ser restaurante não abre, ou até mesmo em momentos que não tem tantos clientes.

Dessa forma é possível encaminhar seu pessoal para fazer esta atividade, sem prejudicar seu atendimento.

Gestão do estoque para mais lucratividade

A gestão do estoque está intrinsecamente ligada ao setor financeiro do seu restaurante.

Isso porque seu estoque demanda investimento e compras regulares para o abastecimento.

Por essa razão, é necessário fazer um controle de tudo que está no seu inventário, e da quantia que deve ser reposta.

Dessa forma o gestor compra apenas o que é necessário, e não tem gastos extras com alimentos que perdem a validade.

O controle e o gerenciamento, gera economia, e portanto mais lucratividade para o restaurante.

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5 dicas para manter o controle de inventário de um restaurante

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