22 de abril de 2020

Com a situação causada pelo coronavírus, muitos estabelecimentos tiveram de encontrar uma maneira de continuar trabalhando e ganhando dinheiro. Afinal de contas, o momento exige um afastamento social, para que a transmissão em massa seja evitada ao máximo.

As medidas restritivas são para o bem da saúde de toda uma nação. Contudo, isso acaba impactando diversos negócios. Mas antes de gerar qualquer desespero, é importante deixar claro que este momento vai passar, e que existe uma saída para manter seu restaurante funcionando!

Para lidar com o isolamento, muitas lojas passaram a vender roupas pela internet, e até mesmo supermercados começaram a utilizar aplicativos para que as pessoas fizessem suas compras online e as recebessem em casa de forma segura.

Seu restaurante já conta com a opção de delivery de marmitas e pratos prontos para seus clientes? Ainda não?

Neste post vamos te mostrar como montar a estrutura de um restaurante delivery e continuar tendo um fluxo de caixa positivo em meio à crise causada pela doença COVID-19.

Acompanhe:

Faça um planejamento

O planejamento é sempre o primeiro passo de um projeto. Portanto, pare para pensar como isso vai funcionar.

Quais serão os membros da sua equipe que irão trabalhar neste delivery, e qual será o horário praticado por eles? Talvez seja necessário distribuir novamente as funções, afinal de contas, um delivery conta com alguns processos que não acontecem em restaurantes de buffet, por exemplo.

Depois disso, é hora de encontrar uma pessoa que seja responsável pelas entregas dos pedidos. Pode ser alguém da sua equipe que saiba dirigir, ou outro profissional que já trabalhe com isso.

Depois de decidir quem vai ser responsável por qual parte do processo, é hora de descobrir como serão as embalagens utilizadas para as entregas. Existem diversos modelos, e tudo vai depender que quais serão os pratos vendidos em seu restaurante.

Decida um cardápio para cada dia da semanaDelivery de pratos prontos: alternativa para seu restaurante! | Mogo Smart

A melhor maneira de organizar o cardápio de um delivery de marmitas, é decidindo uma ou duas opções de combinação para cada dia da semana.

Isso facilita o processo de montagem das marmitas de prato feito, agilizando o processo de entrega.

Um exemplo prático de cardápio é o seguinte:

Segunda feira – Dia de Estrogonofe

Quarta feira – Dia de lasanha

Sexta feira – Dia de feijoada.

Assim, seus clientes vão criar o costume e saberão o que será servido em cada dia da semana.

Tenha uma opção vegetariana ou mais saudável

Existem muitas pessoas que não consomem carne, ou que procuram por opções mais saudáveis. É interessante procurar oferecer uma opção vegetariana ou mais saudável em seu restaurante.

Decida em quais canais os pedidos poderão ser feitos
Para receber os pedidos, é preciso ter um canal, ou mais, de contato com o cliente. É possível utilizar o telefone e até mesmo o WhatsApp para receber os pedidos.

Outra opção é contar com aplicativos mobile. Eles dão visibilidade para o seu restaurante e facilitam o processo, pois sua equipe não perde tempo atendendo o cliente, apenas recebe o pedido de forma rápida e eficiente.

Conte com um sistema de gestão para garantir uma gestão eficiente

Para manter todo o processo organizado e garantir que ele terá bons resultados, um sistema de gestão se torna essencial. Com ele é possível acompanhar cada etapa do processo e verificar seu fluxo de caixa, além dos resultados administrativos.

Para isso você pode contar com o Mogo Smart. Conheça todas as ferramentas do nosso sistema e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu restaurante delivery!

Utilize o marketing digital

O marketing digital será seu melhor aliado para promover seu delivery. Esteja presente nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Poste diariamente qual o cardápio do dia e faça posts anunciando que agora seu restaurante conta com esta opção.

Deixe claro para o seu público por quais os canais os pedidos podem ser feitos.

Lembre-se de fazer repostagens dos stories nos quais seus clientes marcam seu Instagram. Isso ajuda a gerar engajamento entre o restaurante e seu público.

Responder todas as mensagens e comentários é muito importante. Lembre-se de ser simpático e tirar todas as dúvidas que surgirem. Isso mostra cuidado e atenção com o cliente!

Quer saber mais sobre marketing digital e como ele pode fazer seu delivery vender mais? Então confira nosso eBook:

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