29 de julho de 2014

O mercado oferece muitos modelos de negócios. O modelo de franquia está entre os mais procurados. Tanto pelo modelo “pronto” quanto pelo retorno mais palpável, pois na maioria dos casos, as lojas já foram testadas e aprovadas pelo público.

Vejas algumas dicas de como escolher uma franquia de sucesso para o seu negócio.

Conheça o mercado.

Antes de entrar para um determinado segmento é necessário conhecer os seus concorrentes. Analise o seu público alvo, e definir estratégias de diferenciação no mercado para conquistar seus clientes.

Analise as possibilidades.

Antes de transformar o seu negócio em uma franquia, é imprescindível saber se sua empresa está em condições de replicar estes modelos em outros lugares. Sua empresa tem processos padronizados?

Planeje com antecedência.

Antes de lançar uma nova franquia, é necessário certificar-se de todas as leis e cargas tributárias que se encaixam neste novo modelo de negócio antes de arriscar-se.

Padronize, ensine, treine.

Para manter um modelo a todos os franqueados é necessário padronizar os manuais explicando o passo-a-passo de cada processo. Dedique tempo a ensinar e repassar estes ensinamentos aos franqueados, capacitando-os para exercer sua função.

Defina hierarquias e estabeleça funções.

Deixe claro qual é o seu papel como franqueador e o papel que deve ser desenvolvido pelo franqueado, delegue funções, distribua responsabilidades e gerencie cada processo.

Observe a logística de seu negócio.

Mapeie os aspectos que irão estruturar sua logística e certifique-se de viabilizar a entrega de produtos/serviços com um determinado padrão de qualidade.

Inove.

Uma boa estratégia pra se destacar no mercado e conquistar posições que já estão ocupadas é manter-se a frente da concorrência inovando, antecipando novidades e analisando as tendências de mercado.

7 Dicas para Uma Franquia de Sucesso

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *