19 de dezembro de 2018

Talvez o elemento de maior impacto em restaurantes seja a equipe. Afinal, é com este time que todo o atendimento e processos do restaurante funciona.

A melhor maneira de garantir um bom serviço é ter uma equipe motivada em seu restaurante. Mas como ter funcionários motivados e constantemente treinados?

Equipes motivadas conquistam grandes resultados, mas cabe aos gestores a adoção de políticas e práticas que entregam esse ambiente acolhedor e motivador. Isto pode ser, muitas vezes, um desafio para gestores.

Não há motivos para preocupação. Hoje, neste artigo, temos as melhores dicas para manter seu time empenhado, motivado e melhorando cada vez mais o seu restaurante.

E mais: fica até o final do artigo que nós temos algumas dicas para você gestor, também!

Envolva toda a sua equipe!

Em um restaurante é necessário harmonia nas ações. É complicado motivar sua equipe se cada um deles trabalha isoladamente.

Portanto, comece reunindo todo mundo e tirando esse sentimento de que cada um ali está por si só. É comum que seu funcionário sinta-se apenas como uma peça no meio do quebra-cabeça, sem muita importância.

Evite isso ao máximo. A motivação da equipe no restaurante começa com gestores garantindo que sua equipe participe de decisões importantes, que sejam comunicados de modificações, novos processos, novas ideias e sejam integrados.

Lembre-se: quem está na linha de frente do seu restaurantes talvez não seja você e sim eles. Seus garçons, equipe de caixa e cozinha possuem informações valiosas para a gestão e gerenciamento do empreendimento.

Deixar esses profissionais isolados e desunidos é algo que acaba com o clima organizacional além de barrar muitas boas oportunidades de ações e lucro.

Abra então espaço para novas ideias, independente do cargo deste funcionário. Por exemplo, se você tem um garçom que manda muito bem nos drinks, por que não incentivá-lo a criar algo único e especial para o seu menu, algo que ele possa inclusive assinar com o nome dele?

Ou então, que tal planejar uma data comemorativa com todo mundo? Onde todos dão opinião na decoração, nas mudanças dos pratos e todos podem experimentar e comentar o que vai ser servido antes do grande dia?

São momentos assim que unem a equipe e que fazem com que cada um ali sinta-se parte de algo. Temos certeza que sua gestão só tem a crescer com essas mudanças simples de atitude.

Responsabilidades Divididas

É difícil sentir-se motivado quando você faz o seu trabalho e o trabalho de mais 3 ou 4 funcionários, não é mesmo? Ou então, como você se sente quando ouve aquela frase “não é meu trabalho, não vou fazer”?

A hierarquia ou a falta de diálogo e alinhamento de processos são os vilões dessa desmotivação.

Assumir uma postura de responsabilidade mútua entre todo mundo da equipe e ter cargos e funções bem definidos vai ajudar todo mundo a se encontrar no meio do caminho. Portanto, divida as responsabilidades, os processos e mostre isso para sua equipe.

Todos que estão ali têm um papel fundamental no funcionamento do restaurante. É uma teia onde um profissional depende do outro.

Quando os funcionários sabem que estão fazendo algo que é justo e que contribui para o bem estar geral do restaurante, em um cargo justo e uma demanda justa de trabalho, essas falhas começam a desaparecer.

Em tempos de crises essa é uma das maneiras mais eficientes de não perder as estruturas.

Portanto, setorize sua equipe, analise os processos e faça com que ninguém esteja com mais peso nas costas do que deveria. Delegar as responsabilidades e deixar seu time em equilíbrio vai fazer bem para todo mundo.

Invista no seu time!

Sempre há espaço para crescimento individual e em grupo. Invista nisso.

Trabalhar os planos de desenvolvimento individual é uma forma de manter sua equipe cada vez mais motivada em seu restaurante.

Com base no perfil dos seus profissionais, talentos, potenciais e limitações, procure treinamentos que sirvam para tornar seu time cada vez mais preparado e competente.

Pensar que treinamentos, palestras, cursos, workshops e outros modelos do tipo são apenas para “gastar tempo” ou “desperdício de dinheiro” é um erro gravíssimo. Investir na sua equipe é investir na produtividade e qualidade do seu restaurante.

Sem contar que ficamos muito mais felizes quando sabemos que a marca que vestimos investe em nós, não é mesmo?

Portanto, procure o que tiver online, em sua cidade, faça parcerias, crie novas ideias e mostre para a sua equipe que sempre tem espaço para aprendizado e evolução.

Ofereça Benefícios

Ainda na linha de investir em sua equipe, você pode tentar expandir essa ideia e oferecer alguns benefícios para todo mundo.

Cursos de língua estrangeira, culinárias, drinks, descontos com alguns parceiros, parcerias com academias, universidades: as opções são várias e podem ser muito bem aceitas pela sua equipe.

Essas alternativas, além de manter seu time motivado e em constante aprendizado, não representam muitos gastos para os gestores.

Oferecer um jantar para as famílias dos funcionários em alguma data legal, por exemplo, não vai acarretar um grande prejuízo para seu caixa.

Entretanto, para que os benefícios funcionem é importante não “atirar para todos os lados”. Converse com seu time e veja quais são as ideias mais bem aceitas, o que gera mais engajamento e então invista para fazer acontecer.

Outra dica é deixar que o próprio colaborador escolha qual benefício ele quer e qual ele não quer aproveitar.

Agora, quer uma dica de ouro para você, gestor? Aqui vai:

Comunicação é a chave de tudo!

Favoritismo, benefícios demais, inconsistência: essas são atitudes dos gestores que desmotivam todos os funcionários no momento do trabalho.

Para você gestor de restaurante, temos uma grande dica: comunique-se com seu time. Saber gerir sua equipe para que todos sintam-se parte essencial do processo é o seu trabalho!

Por mais que você tenha funcionários motivados, esteja preparado para os dias que haverão reclamações. Ouça. Não assumir uma postura sempre na defensiva e agressiva é fundamental para que sua equipe sinta que pode conversar com você.

Resolva os problemas juntamente com seus funcionários e encoraje sua equipe a realizar críticas, apontar defeitos e falhas na operação. Juntos, vocês transformam o ambiente e criam um restaurante cada vez melhor.

Outro motivo para isso é esse: é melhor que seu funcionário aponte uma falha aí, dentro do seu restaurante, do que um cliente que faça isso nas redes sociais, totalmente fora do seu controle.

Celebre também as conquistas individuais de cada colaborador e as do grupo como um todo. Teve uma noite em seu restaurante que foi um completo sucesso? Parabenize todos os envolvidos. Teve uma ação que deu muito certo? Comemore com seu time.

Eles são os responsáveis pelo bom atendimento e satisfação do seu cliente mas a função de reconhecer isso é sua!

Não deixe a peteca cair!

Vamos ser realistas aqui: criar um ambiente motivador é simples. Mantê-lo é difícil. A rotina faz parte e pode ser que seu time que hoje está super motivado, amanhã dê uma desanimada.

Por isso, é importante quebrar a rotina de tempos em tempos. Produza eventos, gere conversa, faça um almoço de domingo com todo mundo da equipe! Momentos simples podem restaurar essa energia e fugir completamente da rotina do restaurante.

Manter seus funcionários cada vez mais motivados vai fazer seu restaurante melhorar, produzir mais em menos tempo e agradar mais seus clientes.

Seguindo nossas dicas, temos certeza que você sentirá todas as mudanças.

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