08 de outubro de 2018

O que define o preço ou os valores de um produto é o custo de sua produção x concorrência.

Porém, para formar os valores para seu restaurante self-service, é preciso ter conhecer muito bem estes dois pontos.

É necessário ter cada item muito bem calculado e medido para não sobrecarregar o estoque, não ter furos na produção e, claro, economizar.

Uma das formas de garantir sempre os mesmos preços é padronizando o modo de produção do cardápio, conhecer bem seus fornecedores e clientes e saber formatar corretamente os valores.

Vamos aprender mais sobre?

Calculando o valor do produto.

O lucro médio em restaurantes é de 10% sobre o faturamento.

Se o preço final não está de acordo com o valor da concorrência, é necessário estudar outros modos de reduzir custos.

Fazer orçamentos, pesquisar itens mais baratos, alterar as receitas, são algumas alternativas.

Antes de calcular o valor total do produto, tenha em mãos todos os valores em seu restaurante. Seus fornecedores, custos fixos, tudo!

Para determinar as quantidades, deve-se sempre considerar o peso bruto do ingrediente.

Isso tendo como base o seu valor atualizado, ou seja, de reposição.

Após considerar as quantidades, somam-se os valores de cada componente da receita + um índice previamente calculado das despesas gerais. (aluguel, mão de obra, manutenção, etc.).

Por fim, acrescentamos a margem de lucro pretendida.

Então analisamos o preço da concorrência, e chegarmos ao preço final.

Cuide com os desperdícios

Em pequenos e médios restaurantes, o custo dos gêneros alimentícios consome metade do faturamento. Isso indica que o preço final dos pratos deve ser o dobro do valor gasto com ingredientes.

Portanto, controlar o que está sendo desperdiçado e cuidar minunciosamente de cada processo é indispensável.

Outra forma de aumentar a rentabilidade do seu negócio é investir em outras fontes de retorno.

Por exemplo: vendas de bebidas e sucos, venda de sobremesas, picolé e sorvetes.

Bem como bombons, balas, chocolates, entre outros, chegando a uma média de lucro elevada, sem colocar os preços lá em cima.

 

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