12 de julho de 2019

Independentemente de qual seja o produto ou serviço oferecido aos seus clientes em seu restaurante, o preço cobrado por eles tem uma importância gigantesca.

O preço de seus serviços e produtos tem impacto direto no seu volume de vendas e na sua margem de lucro.

A precificação em restaurantes é um assunto de extrema importância. E por isso hoje vamos falar sobre Markup.

Markup é o termo econômico que tem a função de indicar o quanto do preço de um produto ou serviço está acima daquilo que ele custa para ser obtido.

A precificação influencia a decisão de compra do cliente. Isso é importante uma vez que você tem que lidar com sua concorrência.

A solução é encontrar um meio termo. Preços muito altos vão assustar sua clientela.

Por outra lado, preços muito baixos vão dar prejuízo para o seu empreendimento.

Vamos entender este termo mais a fundo e descobrir como aplicá-lo?

O que é Markup?

O Markup é um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para que se forme o preço de venda.

Ele se baseia na ideia de preço margem, ou seja, o custo unitário do produto ou serviço com uma margem de lucro pré determinada.

Vale destacar que os valores relacionados à formação de preço de venda por Markup varia bastante de restaurante para restaurante.

Em algumas situações o Markup é apenas uma porcentagem do custo total do produto ou do serviço.

Dependendo do lucro estimado, é possível ter mais de um markup para um mesmo produto ou serviço.

Vale destacar que a formação do preço de venda, através do Markup, pode ser calculado para cada produto individualmente ou para todos os produtos de forma genérica. Isso depende do seu modelo de negócio.

Caso você vá ter um restaurante que vende o prato feito, por exemplo, você terá que se basear nos produtos que compõem o prato.

Por outro lado, se você tiver um restaurante self service, será necessário estabelecer um valor fixo para pesagem, e outro para o buffet livre.

Não existe uma receita pronta, isso depende completamente do seu modelo de negócio e da margem de lucratividade esperada.

Além do mais, as condições mercadológicos também contam muito aqui.

Questões como variação de preços por época, podem impactar de forma direta na lucratividade do seu restaurante.

Quais são as variáveis necessárias para calcular o Markup?

  • Custo da mercadoria vendida;
  • Impostos sobre a venda, produto e funcionamento do estabelecimento;
  • Comissões;
  • Custos fixos do seu restaurante;
  • Margem de lucro desejada.

Como calcular o preço de venda por Markup?

Para que seja possível calcular o Markup, alguns valores e percentuais devem ser identificados.

Eles são: Despesas Fixas (DF), Despesas Variáveis (DV) e o Lucro Presumido (LP). Os percentuais devem ser aplicados no cálculo do Markup, na seguinte fórmula:

100 / [100 – (DV + DF + LP)]

O resultado dessa fórmula é o índice Markup multiplicador. Esse valor deverá ser multiplicado sobre o Preço de Custo ou Custo de Mercadoria Vendida (CMV) do produto.

Dessa forma você terá encontrado o preço de venda dessa mercadoria. Esse é um verdadeiro divisor de águas no seu negócio, pois garante que o valor de sua comercialização não trará prejuízos para o seu restaurante.

Vamos ver como isso funciona na prática?
Imagine um produto cujo preço de aquisição para a empresa tenha um custo de R$ 25,00.

As Despesas Fixas somam 5% no custo unitário e as Despesas Variáveis somam 10%. Você busca um Lucro Presumido de 25%.

Aplicando o Markup divisor, de acordo com a fórmula:

100 / [100 – (DV + DF + LP)]

100/ 100 – (10 + 5 + 25) = 100/60 = 1,67

O índice do Markup multiplicador encontrado é usado no Custo de Mercadoria Vendida:

R$25 x 1,67 = R$ 41,66.

Esse resultado indica que o valor ideal para seu produto ou serviço ser comercializado, é de R$ 41,66. Esta conta permite que você alcance a margem de lucro estimada, superando os custos variáveis e fixos.

O Markup permite que a gestão financeira de seu empreendimento seja muito mais eficaz! E uma gestão com bons resultados é que garante o sucesso de seu restaurante.

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O que é Markup e como aplicar em seu restaurante?

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