04 de abril de 2018

Na hora de planejar as ações do seu restaurante, objetivos e metas são fundamentais.

Com estes dois pilares suas estratégias ficam mais simples de serem traçadas e executadas pela sua equipe.

Seja para vencer a concorrência, ganhar clientes fiéis e aumentar os lucros, ter o momento de análise e planejamento é essencial para sua gestão.

Você já possui Missão, Visão e Valores do seu negócio? Gostaria de ter mais assertividade em seus planejamentos e resultados?

Continue conosco.

Hoje, vamos falar sobre como as objetivos e metas podem garantir um planejamento mensurável, realista e oportuno, para impulsionar o seu restaurante.

Missão, Visão e Valores.

Estas são as diretrizes para o seu negócio. Esses três pontos devem representar a essência do seu estabelecimento e dizer quem você é!

Mesmo que seja uma informação que não chegue até seu cliente, ter Missão, Visão e Valores bem determinados ajuda a planejar e executar ações, além de tornar sua equipe mais harmoniosa, quando todos sabem o posicionamento da empresa.

Antes de planejar: organize-se!

Para início, concentre-se em elementos chave, fazendo algumas perguntas a si mesmo:

  • O que estou oferecendo?
  • O que o meu cliente espera receber? Ele está feliz com o que recebe?
  • Qual o meu processo de atendimento? É satisfatório para o cliente?
  • Como é o meu processo de produção? Ele é eficaz?
  • Qual é minha média de venda por dia, semana ou mês? Qual é o cenário ideal que eu quero atingir?

Com as respostas, você gestor já terá informações importantes para planejar alguns passos. Antes de realizar qualquer ação, analise também: há algo que precisa ser melhorado nos processos, equipe, cardápio ou atendimento?

De nada adianta você e sua equipe colocarem esforços em executar o planejamento quando existem barreiras no meio do caminho.

Organizar a casa é fundamental para ter melhores resultados.

Objetivos e metas.

Após analisar resultados e fazer as devidas melhorias, defina um grande objetivo. O que você deseja? Aumentar as vendas? Fidelizar clientes? Otimizar processos?

Ter um objetivo claro e simples é essencial para saber como chegar até ele.

Com objetivo em mãos, crie pequenos passos para chegar até lá. O que sua equipe precisa melhorar agora? E o que precisa ser feito a longo prazo? Essas, são as metas que você e seu time precisam cumprir.

Aqui, nossa dica é: crie metas realistas, possíveis de serem alcançadas. Trabalhar, trabalhar e trabalhar sem nunca alcançar o que é esperado, é frustrante e cansativo, tanto para sua equipe quanto para você.

Por isso, mantenha o pé no chão na hora de estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo. E celebre as vitórias do dia a dia. Motivação é importante para colocar o planejamento em dia!

Tenha em mente também que nada é imutável e que suas metas e planos de negócio podem e devem sofrer alterações conforme o mercado ou a economia exigir.

Esteja ciente que a meta do primeiro ano quase nunca é a mesma para o segundo ano.

Você provavelmente terá mais clientes, produtos, fornecedores e custos novos, além de outros fatores de influência, como a inflação. Se o mercado muda, é natural que seu planejamento siga a mesma direção.

Quais pontos merecem atenção na hora do planejamento?

Despesas

Despesas são uma preocupação para qualquer empresário.

No entanto, no negócio de restaurantes, gastos desnecessários como restos de alimentos em excesso, horas extras de funcionários sem necessidade e compras superfaturadas podem levar a uma queda considerável nos lucros.

Estabelecer metas para as despesas é válido e muito útil.

Por exemplo: considere melhorar os processos de trabalho dos funcionários para não retê-los além do da carga horária estabelecida em contrato.

Reveja também seu planejamento de compras para evitar desperdício. Realize pesquisa e orçamento com fornecedores, buscando economia na hora da compra.

Dessa forma, você estará maximizando recursos e, consequentemente, aumentando sua receita.

Receita

Metas de receita são importantes, porém o planejamento de receita é muito subjetivo.

Depende do tipo do negócio, da quantidade de clientes atendidos, das formas de venda utilizadas (entregas, mesas, fast-foods) e até mesmo do tamanho da cidade e a localização do seu estabelecimento.

Determinando uma receita mensal, descubra quanto você precisa vender por dia ou por semana para atingir essa meta.

Para facilitar, considere que há dias mais movimentados que outros, horários que tem maior saída de um determinado produto, e faça um planejamento com especial atenção nessas janelas de tempo.

Serviço

Um excelente serviço combinado com alimentos de qualidade é um plano básico para fazer com que os clientes retornem.

Defina como meta como será a experiência do consumidor com o seu serviço, contando todas as etapas do processo.

Um planejamento de tempo entre primeiro contato e prato servido pode fazer muita diferença.

Automatizar seu atendimento para receber melhor seus clientes e agilizar os pedidos, diminuindo os erros e falhas no processo pode ser uma ótima estratégia para ser colocada em prática.

O Mogo Smart pode lhe ajudar!

Essas foram algumas dicas de planejamento que você pode aplicar ao seu estabelecimento. Agora, aproveite para colocar todas as ideias aqui reunidas em prática, aumentando seus lucros.

Boa sorte e bom planejamento!

melhore o atendimento do seu restaurante

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