22 de março de 2019

Quando chegar o momento de planejar as ações do seu restaurante,estabelecer metas e objetivos serão ações fundamentais.

Isso porque ambos são os pilares que fazem com que as estratégias fiquem mais simples de serem traçadas e executadas por sua equipe.

Seja para vencer a concorrência, ganhar clientes fiéis ou aumentar os lucros, ter um momento para análise e planejamento da sua empresa é essencial para o sucesso da sua gestão.

Você já determinou Missão, Visão e os Valores do seu negócio? Gostaria de ter mais assertividade em seus planejamentos e resultados?

Hoje, vamos falar sobre como as metas e objetivos podem garantir um planejamento mensurável, realista e oportuno, para impulsionar o seu restaurante e conquistar mais do seu mercado.

Missão, Visão e Valores

Estas são as principais diretrizes para o seu negócio, porque são a base para todas as decisões que serão tomadas.

Esses três pontos devem representar a essência do seu estabelecimento, e dizer quem você realmente é!

Mesmo que seja uma informação que não chegue de forma direta até seu cliente, ter Missão, Visão e Valores bem determinados ajuda a planejar e executar ações, além de tornar sua equipe mais harmoniosa.

Quando todos compreendem o posicionamento da empresa, sabem como agir em diversas situações.

Além do mais, estabelecendo a Missão, a Visão e os Valores da sua empresa, você saberá qual o público alvo do seu empreendimento, o que irá nortear suas campanhas de marketing e o tipo de comunicação que será estabelecido com seus clientes.

Antes de planejar é preciso se organizar

Antes de qualquer coisa você deve se organizar. Para dar início, concentre-se em alguns elementos chave,e faça algumas perguntas a si mesmo:

  • O que estou oferecendo?
  • O que o meu cliente espera receber? Ele está feliz com o que recebe?
  • Qual o meu processo de atendimento? É satisfatório para o cliente?
  • Como é o meu processo de produção? Ele é eficaz?
  • Qual é minha média de venda por dia, semana ou mês? Qual é o cenário ideal que eu quero atingir?

Para obter as respostas destas perguntas, é necessário estabelecer uma conversa muito franca com seu cliente, e deixar claro que ele tem liberdade para te dar um feedback sobre sua comida, seu atendimento e seu espaço.

Para isso você pode utilizar as redes sociais, ou até deixar uma caixinha perto do caixa com bilhetes para que os mesmos deixem sua opinião.

No que diz respeito a média de vendas, seja diário, semanal ou mensal, a chave é ficar de olho no fluxo do seu caixa de modo atento.

Um software pode te ajudar e muito neste quesito, já que o cálculo acontece de forma automática.

Com as respostas, você gestor terá acesso a informações importantes para planejar alguns passos.

Contudo, antes de realizar qualquer ação, é importante analisar também outras questões:

Há algo que precisa ser melhorado nos processos, equipe, cardápio ou atendimento?

De nada adianta você e sua equipe colocarem esforços em executar o planejamento quando existem outras barreiras no meio do caminho.

Organização é fundamental para ter melhores resultados. Portanto:

  • Encontre a melhor forma de desenvolver as tarefas;
  • Deixe muito claro quem é responsável pelo que;
  • Utilize quadros para explicar fluxos de tarefas ou deixar recados importantes;
  • Tenha um software que permita centralização de pedidos e pagamentos, além de controle de caixa, estoque e muito mais.

Metas e objetivos

Após analisar resultados e fazer as devidas melhorias, defina um grande objetivo.

Para facilitar o processo de definição de objetivos, você pode fazer algumas perguntas para si mesmo, como: O que você deseja? Aumentar as vendas? Fidelizar clientes? Otimizar processos?

Ter um objetivo claro e simples é essencial para estabelecer o melhor caminho e saber como chegar até ele.

Com objetivo em mente, crie pequenos passos para chegar até lá, pequenas metas pensadas e planejadas a fim de alcançar um objetivo de força maior.

O que sua equipe precisa melhorar agora? E o que precisa ser feito a longo prazo? Essas, são as metas que você e seu time precisam cumprir.

Aqui, nossa dica de ouro é: crie metas realistas, possíveis de serem alcançadas.

Trabalhar, trabalhar e trabalhar sem nunca alcançar as metas é frustrante e cansativo, tanto para sua equipe quanto para você, gestor.

Justamente por isso, mantenha o pé no chão na hora de estabelecer suas metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

É importante que você e sua equipe celebre as vitórias do dia a dia. Motivação é muito importante para colocar o planejamento em dia!

Tenha em mente também que nada é imutável, você pode sim mudar de ideia em qualquer que seja o momento.

Mantenha em mente que suas metas e planos de negócio podem e devem sofrer alterações conforme o mercado ou a economia exigir.

Esteja ciente que a meta do primeiro ano quase nunca é a mesma para o segundo ano.

Estude o momento e o mercado para poder tomar suas decisões de acordo com as necessidades que vierem surgindo.

Você provavelmente terá mais clientes ,além de produtos, fornecedores e custos novos, levando em conta também outros fatores de influência, como a inflação. Se o mercado muda, é natural que seu planejamento também mude de direção.

Você pode estar se perguntando: Quais pontos merecem atenção na hora do planejamento? Preste muita atenção em suas despesas, e na sua receita.

Estes são os dois pontos base do seu cálculo para saber se o retorno da sua empresa está positivo ou negativo.

Despesas

As despesas realmente são uma preocupação para qualquer empresário.

É importante que você perceba o que é de fato apenas despesa, e o que é investimento, para evitar preocupações desnecessárias.

No entanto, é importante destacar que no negócio de restaurantes, gastos desnecessários como restos de alimentos em excesso, horas extras de funcionários sem necessidade e compras superfaturadas podem levar a uma queda considerável nos lucros.

Justamente por essa razão, o controle do estoque e uma análise sobre a média de pedidos do seu restaurante deve ser feita com tanta cautela.

O controle do estoque irá permitir que você não tenha grandes perdas de produtos devido o fim de sua validade, e muito menos que falte produtos no seu estoque.

Caso você perceba que um produto está disposto em grandes quantidades, e perto do fim da data de validade, pode ser a hora de fazer uma promoção a fim de despachar o produto e evitar a perda.

Caso seu restaurante seja self service vale organizar o menu do dia, a fim de utilizar ao máximo os produtos que estão dispostos em maiores quantidades.

Acompanhar a média de pedidos também é de grande ajuda.

Através da análise desta questão, você saberá quais pratos tem mais saída, e portanto que produtos devem ser comprados em maiores quantidades, e quais podem ser comprados em menores quantidades.

Portanto, estabelecer metas para as despesas é válido e muito útil, mas lembre de manter em mente sempre o cenário real do seu restaurante.

Um bom exemplo de como aplicar isso: considere melhorar os processos de trabalho dos funcionários para não retê-los além do da carga horária estabelecida em contrato.

Reveja também seu planejamento de compras para evitar desperdício.

Realize uma pesquisa de orçamento com fornecedores, buscando economia na hora da compra.

Dessa forma, você estará maximizando seus recursos e, consequentemente, aumentando sua receita.

Receita

Metas de receita são extremamente importantes, porém, mantenha em mente que o planejamento de receita é muito subjetivo.

É uma questão que está muito atrelada ao tipo do negócio, da quantidade de clientes atendidos, das formas de venda utilizadas (entregas, mesas, fast-foods) e até mesmo do tamanho da cidade e a localização do seu estabelecimento nesta cidade.

A partir de uma determinação de uma receita mensal, descubra quanto você precisa vender por dia ou por semana para atingir essa meta.

Para facilitar o processo, considere que há dias mais movimentados que outros, horários em que se tem maior saída de um determinado produto, e faça um planejamento com especial atenção nessas janelas de tempo.

Atendimento

Um excelente atendimento combinado com alimentos de qualidade é um plano básico para fazer com que os clientes retornem.

Um restaurante precisa ter uma boa taxa de fidelização para que ele se mantenha de portas abertas no mercado, e a qualidade do atendimento atrelada a uma comida deliciosa é essencial para que isso aconteça.

Defina como meta a expectativa de como será a experiência do consumidor com o seu serviço, contando todas as etapas do processo e o seu pessoal envolvido nisso.

Um planejamento de tempo entre primeiro contato e o prato servido pode fazer muita diferença, afinal longas esperas não deixam cliente nenhum satisfeito.

Automatizar seu atendimento para receber melhor seus clientes e agilizar os pedidos, diminuindo os erros e falhas no processo pode ser uma ótima estratégia para ser colocada em prática.

Encontre um software que te ofereça isso, e também permite que você controle os pedidos e o estoque do seu restaurante, melhorando e muito seus processos internos.

O software Mogo Smart pode lhe ajudar!

Essas são algumas dicas de planejamento que você pode aplicar ao seu estabelecimento a fim de alcançar seus objetivos e metas, aumentando de forma considerável sua lucratividade. Agora, aproveite para colocar todas as ideias aqui reunidas em prática!

Boa sorte e bom planejamento!

 

Como planejar objetivos e metas em seu restaurante?

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