06 de junho de 2016

Fazendo história

A ideia de restaurante na forma como conhecemos hoje, surgiu no século XVIII. Deu-se então com a abertura de um estabelecimento em Paris o qual permaneceu por quase 20 anos sem nenhum tipo de concorrente! Somente então, a atividade começou a atrair adeptos e a crescer até se tornar o negócio tal como o conhecemos hoje.

Agora, a busca é por um restaurante de sucesso. Como alcançar essa meta?

Então é fácil?

Apesar da evolução indiscutível e do crescimento constante do mercado, o restaurante como negócio mantém em sua essência algumas características que fazem dele uma atividade muito mais técnica e difícil do que as pessoas imaginam. Faz-se então a leitura errônea da facilidade de comandar um restaurante. Isso, sem dúvida, é o principal motivo do alto índice de abertura e fechamento deste tipo de estabelecimento todos os anos:

A criação de um restaurante, sua gestão, seu sucesso e a possibilidade de torná-lo algo maior, envolve muito mais do que simplesmente dom para a cozinha, instinto, experiência ou mesmo dedicação.

O restaurante de sucesso como empresa

 

Dirigir um restaurante tornou-se uma atividade multidisciplinar que exige conhecimento em áreas muito distintas. Além da cozinha, como sua essência, a gestão do negócio envolve quase todas as áreas tradicionais da administração de empresas.

O gestor de um restaurante não precisa ser necessariamente um especialista em todas estas áreas. Basta ter consciência de que terá de tratar diariamente com atividades que vão muito além da cozinha. Planejamento, compras, controladoria, recursos humanos, treinamento, operações, marketing, manutenção e até questões jurídicas fazem parte do dia a dia.

Qual é o verdadeiro problema?

No papel, tudo isso parece óbvio. Infelizmente, a maioria dos aventureiros do segmento desconhecem essa verdade. Por saberem cozinhar ou terem paixão pela gastronomia, as pessoas superestimam suas qualidades em detrimento das “coisas de escritório”.  Acabam se surpreendendo quando investem em um novo negócio e se deparam com esta realidade.

Outro erro cometido é não entender que a gestão de um negócio como este demanda conhecimento técnico. Da mesmíssima forma que demanda em outras áreas profissionais como o médico, eletricista, técnico de futebol, etc.

Pensam então que não é preciso estudar, se atualizar, pesquisar, de se profissionalizar. Têm como senso comum que a “arte” de operar um restaurante é menos difícil ou técnica, guardadas as devidas proporções, do que o exercício das áreas mencionadas acima.

Postura

Caso você se encaixe nessa descrição, pare e pense se você faria uma consulta para tratar de sua saúde com um médico que se formou há dez anos e nunca mais se atualizou.

Por qual motivo então um profissional de restaurante ou gestor do segmento teria sucesso trabalhando da mesma forma há tanto tempo? Sem ter se atualizado, sem estudar, sem conhecer o que acontece fora do seu território ou o que outros estão fazendo melhor?

Para estar sempre à frente, para ser referência e dirigir um restaurante de sucesso, não subestime a dificuldade ou a importância deste negócio. Sua postura e a seriedade necessária o levarão a conquistar tudo o que uma empresa de sucesso alcança.

Pense nisso.

Um comentário sobre “Para um Restaurante de Sucesso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *