26 de março de 2020

A crise causada pelo novo Coronavírus é mundial. Por todo o globo, pessoas se fecharam em casa, as ruas esvaziaram e os negócios fecharam suas portas.

Essa é a única estratégia possível para conter o avanço da doença neste momento. Mas ela não vem sem sacrifícios – e os restaurantes serão um dos setores afetados por isso tudo.

A situação como um todo desestruturou muitos estabelecimentos de alimentação. De portas fechadas e sem clientes é difícil pensar em algo que não seja a crise, não é?

Mas há uma opção: É o momento de investir em atendimento delivery!

O sistema de entrega de comida pode ser a chave para a gestão do seu restaurante se manter em meio à crise. Afinal, as pessoas estão em casa! Se elas não vão até você, é a hora de ir até elas.

Mas esse não é o único motivo para investir em um restaurante delivery, ou em opções de atendimento via aplicativos no seu restaurante. Confira algumas das principais vantagens:

Por que ter um delivery no seu restaurante?

Porque seu restaurante deve atender por delivery? | Mogo smart

Neste momento, a resposta mais óbvia para essa pergunta é: Para continuar atendendo e tendo entrada no caixa, apesar da situação provocada pelo Coronavírus COVID-19. É o melhor caminho para seu restaurante ter rentabilidade apesar de estar de portas fechadas. Mas há mais razões!

  • Comodidade para seus clientes

Com um bom delivery, você dá comodidade para seus clientes. Afinal, mesmo fora deste período de pandemia, nem sempre as pessoas estão dispostas a sair comer, não é? Eles vão pensar duas vezes antes de se arrumar e ir até um restaurante, e podem acabar desistindo para aproveitar seu tempo em casa.

Com um atendimento delivery, você evita essas desistência, porque facilita a vida do seu cliente. Ele pode experimentar seus pratos e lanches de pijamas, pantufas e vendo um filme na TV.

Isso fideliza a clientela e faz com que eles comprem com mais frequência.

  • Reduz lotações no seu restaurante

Apesar da comodidade de receber a comida em casa, muitos clientes ainda preferirão a experiência presencial que seu restaurante oferece.

No entanto, sem uma opção de delivery, todos os clientes que estiverem com vontade de comer os pratos que seu restaurante tem para oferecer irão até seu estabelecimento.

Isso pode causar lotação, filas, correria dos garçons e até uma queda na qualidade do atendimento.

Quando você oferece um atendimento delivery, parte desses clientes pedirão a comida em casa. Com isso, você reduz o número de pessoas no restaurante e pode focar em um atendimento de excelência.

  • Diminui gastos

O atendimento por delivery envolve muito menos gastos do que o atendimento presencial.

Enquanto o seu estabelecimento envolve custos com garçons, energia, água, investimentos no ambiente, limpeza, entre outros; o delivery geralmente envolve apenas a produção do alimento e sua entrega.

  • Conquista novos clientes

Um bom delivery não deve ser focado apenas em quem já é fidelizado pelos sabores que seu restaurante pode oferecer. Com essa opção, você tem o poder para buscar muitos outros clientes que nunca provaram sua comida!

Você pode aproveitar essa opção para chegar até mais pessoas através das redes e, depois, com um bom atendimento e uma comida saborosa, você consegue conquistar e fidelizar clientes novos!

Como atender por delivery?

Porque seu restaurante deve atender por delivery? | Mogo Smart

Essas são apenas algumas das muitas vantagens que o atendimento por delivery pode levar para a gestão do seu restaurante. Mas agora fica a dúvida: Como atender por delivery?

O primeiro passo é montar sua estrutura. Você precisa tê-la pronta antes de começar a liberar pedidos, para evitar problemas.

Para ter uma estrutura rápida e começar a atender o quanto antes, siga esses passos:

1. Conte com um sistema de gestão

A primeira dica é essencial! Você precisa de um sistema de gestão que garanta que seu delivery não se torne uma confusão para a gestão do restaurante.

2. Defina o cardápio

Você precisa ter um cardápio específico para seu delivery. Escolha coisas que não podem estragar na entrega.

3. Adquira embalagens

Boas embalagens são indispensáveis. Busque algo prático, bem fechado e que leve sua marca.

4. Busque bons entregadores

Eles serão os responsáveis por fazer a comida chegar até seu cliente, por isso busque entregadores eficientes.

5. Organize sua equipe

Neste momento de pandemia, o delivery será mais fácil de gerenciar, já que provavelmente será a única atividade por um espaço de tempo. Mas quando o atendimento presencial acontecer paralelamente, é preciso ter uma boa organização do seu time para ter mais eficiência.

6. Tome MUITO cuidado com a higiene

O principal motivo de investir em delivery neste momento é a pandemia do Coronavírus. Por isso, tenha cuidado com a higiene em todos os momentos da operação.

Tenha álcool gel disponível para todos os envolvidos, conte com máscaras e luvas, garanta que todos lavem bem as mãos e incentive o pagamento digital, para que seu entregador tenha o mínimo de contato possível com o cliente.

Aproveite para demonstrar isso para seus clientes! Se eles virem que seu restaurante prioriza a higiene, eles vão se sentir seguros para comprar de novo.

Considere os aplicativos

Contar com os aplicativos de delivery disponíveis no mercado pode ser uma boa escolha, principalmente se você está buscando novos clientes.

Você cederá parte dos seus lucros, mas conseguirá maior visibilidade, marketing digital e facilidade no processo de atendimento, já que a maior parte será feita a partir do aplicativo. Além disso, você vai impulsionar suas vendas.

Tenha atendimento por WhatsApp

Com WhatsApp Business você pode ter um atendimento direto e digital com seus clientes, sem depender dos aplicativos de delivery.

Ele pode automatizar suas vendas, agilizar seus processos e permitir que você tenha um diálogo mais acessível com seu cliente. Isso humaniza o atendimento e ajuda na fidelização de clientes. Afinal, quase todo mundo usa o WhatsApp.

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