17 de abril de 2016

Um atendimento bom é imprescindível para o seu negócio. Por isso garçons, barman, e recepcionistas precisam receber um bom treinamento, para que aprendam como ser excelentes em seus trabalhos e cativar clientes. Por isso é importante ficar atento à algumas regras que são básicas, mas que podem ser o diferencial em seu estabelecimento.

Horário de atendimento

Estar preparado no horário de abrir as portas é importante. Todas as mesas devem estar limpas e as pessoas em seus postos, assim que as portas abrirem. Não é bom que o cliente chegue e veja pessoas se ajeitando, ou as mesas sendo postas quando chegam. Isso pode passar uma impressão de desordem. Mas ainda é importante que os horários sejam atendidos, por isso, é necessário abrir e fechar no horário estipulado, para que tudo esteja em ordem quando abrir, mas que o cliente desavisado que chega no último horário também possa ser atendido.

Limpeza

Ao limpar uma mesa, o garçom deve estar atento e ser discreto. Panos limpos com produtos de limpeza com cheiro suave devem ser utilizados, para não agredir o olfato e o sabor da comida a ser experimentada pelo cliente. Produtos com cheiro forte tem essa tendência agressiva. Além disso, a atenção do garçom na hora de limpar deve estar voltada aos seus clientes, para que não suje as pessoas ao redor durante o processo de limpeza.

Móveis

É importante certificar-se de que todas as mesas e cadeiras estão bem niveladas. A sensação de estar sentado em um banco bambo, ou ao cortar um alimento e a mesa dificultar o processo pelo mesmo tipo de problema, é uma experiência ruim para todo mundo, mas será assimilada com a experiência de estar em seu restaurante e isso não é bom. É importante checar os móveis periodicamente para que sejam devidamente reparados.

Dicas da casa

Garçons são vendedores. Por este motivo é importante que eles estejam bem familiarizados com o que a casa tem a oferecer. Quando clientes pedem uma sugestão eles devem transferir suas experiências para eles. Mas deve ser feito de forma positiva, que incentive o consumo. Deste modo é importante que respostas como “Eu vou perguntar ao Chefe” devem ser evitadas.

Setores de atendimento

Trabalhar com praças pode ser uma boa opção. Alocar seus garçons por mesas específicas é interessante, pois fará com que eles fiquem atentos e seus clientes bem assistidos. Mas é importante deixar claro que se um cliente de outra praça chamar, o garçom deve estar pronto para atendê-lo, ainda que faça parte da praça do amigo. Afinal, clientes são a prioridade.

Relacionamento interno

Evite conflito com os funcionários em frente aos clientes. Isso causará uma péssima impressão e um mal estar no cliente e provavelmente no funcionário também. Muitas vezes o oposto também ocorre, é importante assegurar-se que os garçons não falem mal de seus chefes para os clientes. Por isso, procure manter uma boa relação com seus colaboradores.

Divulgação virtual

Se você tem um site ou utiliza redes sociais, certifique-se de mantê-los atualizados. A internet é uma boa ferramenta para a divulgação da sua marca, mas é também um local de pesquisa do cliente, por isso ele desejará ver em seu restaurante aquilo que ele viu em seu site. Por isso é importante manter a lista de produtos e preços bem atualizadas na web.

Todas as informações básicas devem estar na ponta da língua de quem atende ao telefone. Um cliente que liga para o restaurante deseja um atendimento básico rápido. Certifique-se disso.

Fechamento de conta

Por que demorar para fechar a conta? Seu atendimento pode ter sido maravilhoso até aqui, mas o fechamento demora para ser realizado, fazendo com que o cliente tenha que esperar quando anseia em ir pra casa.

Além disso, procure manter-se atualizado. Ter ferramentas como o Mogo Smart irão te ajudar a agilizar seu atendimento, e garantir a satisfação do seu cliente. Além disso este tipo de sistema irá te oferecer muito mais comodidade e praticidade, confira aqui as praticidades oferecidas.

Regras Básicas de Atendimento

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