25 de outubro de 2019

Gerir uma empresa é uma tarefa que se torna muito mais eficiente quando o gestor conta com relatórios para análise.

Métricas servem como guias para a tomada de decisão de um empreendimento.

Nos relatórios o gestor tem acesso a informações sobre atividades e processos desenvolvidos no negócio.

Hoje vamos falar sobre a gestão de restaurantes e das métricas que devem ser analisadas para garantir bons resultados.

Um restaurante é um empreendimento bastante peculiar, que tem métricas próprias para serem analisadas.

Quais dados devem ser acompanhados nos relatórios gerenciais do seu restaurante? Confira:

Controle financeiro

Ter controle sobre o todos os movimentos do setor financeiro do seu restaurante é imprescindível para garantir lucratividade.

Os dados deste controle, são muito importantes para garantir uma gestão eficiente em seu restaurante.

Na prática, os dados apresentados no documento mostram se o restaurante está realmente tendo um bom retorno através do investimento feito.

Por se tratar de uma série de informações tão importantes, algumas métricas não podem ser deixadas de lado na hora da análise. Elas são:

Gestão do cliente

A gestão da experiência do cliente é muito importante na gestão de uma empresa. Quando o assunto é restaurante, isso fica ainda mais latente!

Para garantir tanto a atração quanto a permanência dos clientes, é preciso um desenvolver um trabalho inteligente de acompanhamento. Neste quesito, os relatórios de gestão fazem toda a diferença.

A satisfação do cliente em relação ao seu restaurante vai ditar o sucesso deste empreendimento.

Para isso, você deve criar pesquisas com o seu cliente para medir a experiência dele em relação ao seu restaurante. Alguns assuntos, sobre os quais você deve perguntar ao seu cliente, são:

  • Como está a comunicação do seu estabelecimento (marketing);
  • Como está o atendimento;
  • Se os produtos e refeições estão agradando;
  • Se os serviços oferecidos são do agrado dele.

Vale destacar que é possível utilizar perguntas simples de sim ou não eu sua pesquisa, mas no final sempre pedir que o cliente justifique sua resposta.

Dessa forma o gestor saberá o que precisa melhorar, e o que está funcionando em sua gestão.

Controle de vendas

O acompanhamento do número de vendas também é uma ação essencial no gerenciamento de um restaurante.

Ela mostra como está a performance do estabelecimento dentro de um período pré determinado.

Para analisar o relatório corretamente, considere pontos diretos e indiretos, por exemplo:

  • Tipos de produtos e serviços;
  • Formas de pagamento;
  • Valores trabalhados.

Lucratividade

Os dados de lucratividade mostram se, de fato, os serviços e produtos oferecidos pelo restaurante estão trazendo os resultados positivos.

Para que seu restaurante abrisse as portas, um investimento foi necessário. Saber se este investimento está dando bom retorno, é essencial.

Apesar da importância do controle de vendas, os bons números no quesito nem sempre representam um bom retorno financeiro para a empresa.

Afinal de contas, se o número de vendas não superar o custo do empreendimento, seu restaurante estará fadado ao fim.

Cruze os dados de sua gestão

Processos administrativos, financeiros e organizacionais. Cada ação dentro da sua empresa gera informações e relatórios para analisar.

Uma coisa é fato, você gestor quer que todos os setores entregam bons resultados. E a única maneira de fazer isso é cruzando os dados gerados em sua gestão.

Mensurar resultados de forma separada não garantirá que o gestor veja a empresa de forma ampla e completa.

Cruzar o número de vendas, ticket médio de seus clientes junto do seu fluxo de caixa, por exemplo, ajuda a ver sua situação financeira de forma completa.

Esse tipo de análise também ajuda o gestor a avaliar possibilidades de investimentos futuros no restaurante.

Ou até mesmo criar estratégias para aumentar as vendas,e ou o ticket médio de sua clientela.

Conclusão

Analisar seus resultados é importantíssimo. Um gestor que conta com métricas para medir seus resultados consegue alcançar resultados incríveis e guiar seu restaurante ao sucesso.

Contar com relatórios confiáveis, portanto, é essencial. E a única maneira de garantir dados confiáveis é através de um software de gestão de restaurantes.

Utilize um software de gestão no seu restaurante e analise os resultados do seu negócio. Conheça as ferramentas do Mogo Smart!

Relatórios para gestão de restaurante: Quais são os principais?

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