27 de agosto de 2018

Hoje em dia, o mercado gastronômico com suas equipes, está cada vez mais dinâmico.

Saber realizar mais de uma tarefa é, inclusive, um diferencial competitivo na hora da seleção.

Se antes o papel do garçom era apenas levar e trazer informações entre cozinha e clientes, hoje ele é uma verdadeira peça-chave em toda a estrutura.

Quer transformar seus garçons em verdadeiros vendedores do seu menu?

Continue conosco.

Como ter uma equipe bem treinada

Para ter uma equipe bem treinada é preciso investir em todas as etapas, começando pela seleção.

Vale a pena escolher os funcionários com base em suas qualificações, experiência e diferenciais.

Por exemplo, ser uma pessoa dinâmica e com fluidez para conversar é ótimo para garçons.

Sempre que possível, ofereça cursos para os seus colaboradores, para que eles saibam um pouco sobre as outras áreas do restaurante.

Quando os funcionários trabalham em sintonia os resultados são muito melhores.

Atendimento é fundamental

O garçom é uma das peças centrais em um restaurante.

Ele é responsável pelo primeiro atendimento, pelo contato direto com o cliente.

Ele apresenta o cardápio, faz perguntas, procura ser gentil e cordial com os clientes que entram no estabelecimento.

Por isso é fundamental que o garçom saiba vender.

Dominar técnicas de convencimento, postura corporal e linguagem corporal vai ajudar com que o garçom passe uma imagem muito mais agradável.

Lembre-se de que um dos itens mais avaliados pelos clientes é o atendimento.

Clientes bem atendidos sempre voltam ao estabelecimento. Eles se sentem em casa, especiais e exclusivos.

E são justamente esses sentimentos e sensações que o garçom precisa transmitir.

Uma experiência única para cada um dos clientes atendidos.

Seus garçons devem conhecer, mais do que ninguém, seus pratos

Os garçons não devem conhecer apenas sobre servir mesas, retirar utensílios e auxiliar os clientes.

É importante que eles dominem os pratos servidos, saibam tudo sobre cada um deles e possam falar com propriedade.

Não raras vezes os clientes fazem perguntas acerca dos pratos, pedem sugestões de harmonização e outras dicas.

Um garçom bem treinado e capacitado, dinâmico, consegue orientar claramente o cliente, oferecendo considerações importantes.

Quando o cliente percebe que o garçom sabe do que está falando, a experiência de consumo melhora.

Isso porque ele sabe que é valorizado, que está recebendo um atendimento completo e de qualidade.

Harmonizações, combinações: como oferecer o melhor para o cliente?

Na hora de falar de harmonizações e combinações, o garçom deve focar não apenas em vender, mas também na experiência.

Lembra que falamos que conhecer os pratos é essencial?

O garçom deve ser fiel às melhores indicações, sem tentar vender esse ou aquele item do cardápio.

O melhor para um cliente nem sempre será para outro. Tudo vai depender da análise que o garçom fizer, levando em consideração detalhes e sutilezas.

Como acompanhar o cliente desde a chegada até a sobremesa?

Outro grande diferencial que você vai obter ao transformar os seus garçons em vendedores é o acompanhamento contínuo do cliente.

É importante não deixar os seus consumidores desassistidos.

Isso significa ficar de olho neles desde o momento em que entram no estabelecimento até a sobremesa.

Esse é o caminho natural de consumo em um restaurante: as entradas, o prato principal e a sobremesa.

É importante que o garçom conheça esse caminho, para orientar seus clientes sobre o que pedir em seguida.

Por mais que o cliente não esteja pensando em seguir esse script, cabe ao garçom induzi-lo a fazer isso.

Ao transformar os seus garçons em vendedores você vai conseguir melhorar em muito o rendimento do seu negócio.

Mude a forma de atender aos clientes e veja os resultados aparecendo.

 

Quer mais dicas de como melhorar o atendimento em seu restaurante? Separamos um material gratuito que vai lhe ajudar nisso.

Melhor o atendimento em seu restaurante

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