08 de novembro de 2018

Não basta ter comida boa, preço justo e bom atendimento: na atualidade, para ter sucesso, um restaurante precisa estar presente na internet e muito bem avaliado em sites especializados, assim como manter contas em redes sociais, como o Instagram.

Isso porque, no momento de ir buscar por um local agradável para fazer sua refeição, as pessoas vão procurar opiniões justamente na rede, onde há informações ao seu alcance a qualquer tempo.

Um dos sites mais importantes para marcar presença é o TripAdvisor, que tem quase de 400 milhões de usuários e cerca de 200 milhões de avaliações, entre hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos do setor turístico.

Se o seu restaurante ainda não tem um perfil nesta página, então nós o ensinaremos como criá-lo, e ainda daremos algumas dicas para subir no rankeamento.

Crie seu perfil no TripAdvisor

Há duas maneiras para que seu estabelecimento seja incluído na página. A primeira, é solicitando a criação de um perfil e a segunda é quando alguém que foi no seu restaurante faz uma avaliação do local.

Por isso, antes de solicitar a criação de um perfil, é importante ver se você já não está lá.

Para isso, faça uma busca com o nome do seu restaurante. Se ele já existir, solicite ao TripAdvisor para administrar essa página.

Seja honesto na descrição do seu restaurante

Uma das principais dicas na hora de criar o seu perfil no TripAdvisor é ser honesto em relação aos serviços prestados, não exagerando nos adjetivos para engrandecer o seu negócio, porque as avaliações vão dizer o contrário.

Aqui, é preciso provar que seu restaurante é bom, e mesmo que ele não tenha estrelas Michelin é uma ótima opção.

Para isso treine a sua equipe para que seus clientes saiam contando ótimas histórias sobre o seu restaurante — e as replique quando forem falar sobre você no TripAdvisor.

Índice de popularidade

É importante saber que muitos fatores entram no cálculo do algoritmo do Índice de

Popularidade, mas as mais importantes são a avaliação de qualidade, o volume de avaliações e o caráter recente delas, ou seja, se são boas ou ruins.

Mas qual a real necessidade de ser bem avaliado?

Entre as principais vantagens está a visibilidade, que reduz muito os gastos com marketing.

Ainda em 2015, uma pesquisa realizada pela plataforma revelou que pelo menos 50% dos consumidores geralmente consultam esse tipo de site antes de decidir por um restaurante, e esse número aumenta para 83% quando se trata de viajantes.

Crie interação com os seus clientes

Para conseguir boas avaliações é preciso, óbvio, oferecer um bom serviço. E criar meios de interação com seus clientes pode ser bastante interessante.

Quando seu restaurante é avaliado, é possível responder a quem o avaliou. Na mesma pesquisa realizada pelo TripAdvisor, foi apontado que quatro em cada cinco clientes acreditam que o estabelecimento que responde se importam mais com aquela opinião.

Mesmo que ela não seja positiva, além de responder ao usuário, leve aquela crítica até a sua cozinha ou salão como forma de melhorar os seus serviços para, nas próximas vezes, ser lembrado por seus méritos.

Não existe fórmula secreta

Há, ainda, algumas versões premium da plataforma, que podem melhorar a visualização do seu perfil, emitir selos, entre outras vantagens. Em alguns casos elas são bem válidas, como em cidades em que há muita concorrência.

Eles podem até ajudar na escalada, mas o ideal é conseguir uma boa busca orgânica e avaliações sinceras.

Para finalizar, lembramos que no caso do TripAdvisor não existe uma fórmula secreta que, quando colocada em prática, faça bombar suas visualizações.

Mas uma dica é ler as avaliações de outros restaurantes do mesmo segmento que o seu e saber onde é que eles arrasam, aprender com eles e entrar com tudo na concorrência.

Boa gestão é fundamental

Se para ter visibilidade no TripAdvisor é preciso prestar um bom serviço, então a gestão do seu restaurante é fundamental.

Desde a equipe da cozinha e do salão até o estoque e fornecedores, é preciso que tudo funcione orquestradamente.

Um sistema de gestão especialista no setor pode auxiliar bastante nesta missão.

Se você procura um software especialista, não deixe de consultar a Mogo.

TripAdvisor: seu restaurante já está nessa ferramenta?

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