Gestão em Restaurantes
Passo a passo para o sucesso!
Determine missão, visão e valores do seu restaurante
Mesmo que seja uma informação que não chegue de forma direta até seu cliente, ter Missão, Visão e Valores bem determinados ajuda a planejar e executar ações, além de tornar sua equipe mais harmoniosa. Quando todos compreendem o posicionamento da empresa, sabem como agir em diversas situações.
Além do mais, estabelecendo a Missão, a Visão e os Valores da sua empresa, você saberá qual o público alvo do seu empreendimento, o que irá nortear suas campanhas de marketing e o tipo de comunicação que será estabelecido com seus clientes.Missão: É a razão pela qual a sua empresa existe. Ou em outras palavras, define qual o seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço.Visão: É como uma bússola que indica um grande objetivo de longo prazo. Ou seja, onde o seu restaurante pretende chegar em determinado espaço de tempo.Valores: É a forma como a empresa deve se portar no mercado e na sociedade. Ou seja, a maneira como pretende ser reconhecida. Essas ideias definem também a conduta dos colaboradores.Algumas organizações desejam ser reconhecidas pela qualidade do produto, outras pela segurança de seus serviços, pelo respeito ao cliente acima de tudo, e até mesmo por ações de sustentabilidade. É importante que seus valores estejam diretamente ligados ao modo como sua empresa funciona, e seu público alvo.Faça uma gestão eficiente dos custos do restaurante
Avalie a possibilidade de terceirização
O processo de terceirização consiste em contratar um terceiro para a prestação de determinado serviço. Quando ocorre esse processo, o terceiro passa a ser responsável pela prestação do serviço, no tempo, qualidade e preço acordados.Pode ser uma grande oportunidade para economizar custos operacionais.Uma das vantagens da terceirização é a redução de impostos, tendo em vista que o terceiro contratado é que arcará com os tributos estaduais naquela atividade.Os parceiros – também chamados de terceirizados – são especialistas na prestação do serviço. Ou seja, conseguem atender às necessidades do restaurante cobrando um pequeno valor.

Aumente o giro de estoque
Isso significa usar de forma mais veloz os produtos recebidos. Além disso, os fornecedores não devem fazer entregas absurdas e sim pequenas e mais frequentes.Dessa forma o estoque estará sempre em movimento, sem produtos parados. Para produtos que se encontram com o prazo de validade apertado, uma ótima ideia é realizar promoções, descontos em pratos e colocar em práticas outras estratégias que possibilitem a utilização desses produtos.Escolha o regime tributário certo
No Brasil, pequenas empresas podem optar pelo Simples Nacional, um sistema tributário diferenciado, que reúne em um só documento todos os tributos devidos pela empresa.Trata-se de uma inovação moderna no direito brasileiro. O Simples Nacional foi pensado para incentivar o empreendedorismo, na medida em que reduz os custos para os empresários.Não é obrigatório, mas muito recomendado por especialistas. Ao optar pelo Simples, o empresário passa a pagar uma alíquota reduzida, incidente sobre o rendimento da empresa.Antes de fazer a escolha do regime tributário, é fundamental contratar um profissional que realize todas as contas.Apesar de ser recomendado para pequenas empresas, o Simples Nacional deve ser analisado caso a caso. Para cada empresa, existe um regime tributário mais adequado. Estude qual é o mais apropriado para o seu restaurante.

Automação de processos
A automação consiste em transferir as atribuições e responsabilidades de uma pessoa para uma máquina ou programa.Nos restaurantes, a automação permite reduzir custos não apenas com mão de obra, mas com outros custos operacionais.Além serem mais eficientes, os processos de automação permitem a redução ou até mesmo eliminação de erros. Erros que, se existentes, geram prejuízo financeiro.Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma necessidade da modernidade.Trata-se de pensar maneiras de transformar os processos do restaurante em autossustentáveis.Ou seja, reduzir custos através da reutilização de recursos. Promover a sustentabilidade em um restaurante não é fácil, mas é necessário.Uma das formas de fazer isso é reaproveitando a água utilizada em alguns setores, para a limpeza e resfriamento, por exemplo.As lâmpadas e equipamentos elétricos devem atender aos parâmetros estabelecidos pelo governo brasileiro e serem, preferencialmente, os mais econômicos do mercado.O gasto com água e energia elétrica pode representar um grande peso para o orçamento do restaurante. Toda e qualquer medida tende a reduzir esses custos e deve ser colocada em prática.
Fique de olho no atendimento do seu restaurante

Então confira nosso ebook e comece já a melhorar a experiência do seu cliente no seu restaurante!
Esteja atento ao setor financeiro
Não se engane, isso pode parecer um detalhe, mas na verdade é uma parte muito importante. Caso seus impostos não estejam em dia, diversos problemas, como multas, podem acabar caindo sobre o gestor. Portanto fique atento a isso.
Toda a parte burocrática que envolve o setor financeiro também deve ser administrada de forma atenciosa. Mas essa não precisa ser uma ação complicada. Cuidar da saúde financeira de um restaurante pode se tornar extremamente mais fácil com alguns passos simples.Por isso, confira estes 9 pontos que merecem sua total atenção e comprometimento para que a saúde financeira de seu restaurante seja garantida:- Trace objetivos;
- Tenha um bom planejamento;
- Controle seus gastos;
- Utilize fichas técnicas;
- Tenha um bom controle de estoque;
- Calcule a margem de lucro de seus produtos e serviços ;
- Entenda a folha de pagamentos de seus colaboradores e cuide da parte fiscal;
- Controle o caixa com eficiência;
- Invista em marketing.
Faça uma gestão de estoque eficiente
Um software de automação oferece diversas medidas para gerar economia dentro do restaurante, estabelecendo um sistema. Ele vai te ajudar a controlar o caixa, o estoque, e seus pedidos através das comandas digitais que eliminam o uso de papel.
Fique de olho no seu estoque, algum produto em exesso perto de sua data de vencimento? Esta pode ser a oportunidade perfeita para fazer uma promoção, deslanchar os produtos e impedir que eles sejam jogados fora devido sua validade.Tome também muito cuidado com a forma de armazenamento de seus produtos, caso contrário os mesmos podem vir a estragar por conta deste descuido, e isso é puro prejuízo.Falar de estoque e não falar sobre o inventário do seu restaurante é praticamente impossível.O controle eficiente do seu inventário depende de algumas práticas. Elas são:- Configure um sistema de controle de estoque e registre tudo;
- Estabeleça políticas para gerenciar o controle de estoque;
- Utilize fichas técnicas;
- Coloque alguém responsável pelo gerenciamento do estoque.
Preze por ter bons fornecedores


Se preocupe com a estética e a organização do seu cardápio

Como montar um cardápio para o meu restaurante?
Informação é TUDO!
- Entradas;
- Pratos principais;
- Sobremesas;
- Bebidas.
A gestão de pessoas é essencial para manter o ambiente agradável e equilibrado
Defina as metas e os objetivos do seu negócio
Preze pela boa organização e comunicação entre tudo e todos
Também vale a pena falar com pessoas que atuam no mercado, deixe elas saberem que você tem uma vaga aberta.
No anúncio, é importante deixar claro qual é o perfil de profissional que você está procurando, além do horário de funcionamento do seu estabelecimento.
Você também pode buscar por empresas de RH, por exemplo, e até mesmo conversar com faculdades que oferecem o curso de gastronomia.
Eles podem acabar indicando ex-alunos do curso para a vaga.
Cada Chef costuma ter uma marca registrada, ou um tempero que eles costumam utilizar com mais frequência.
Cabe ao gestor perceber se o profissional se encaixa com o estilo do seu restaurante, e se ele irá atender a demanda.
Por isso ele deve saber liderar e ensinar a equipe a trabalhar no ritmo dele.
Ele também vai trabalhar de forma direta com o gestor. Por isso ele deve ser alguém aberto a conversar e discutir suas decisões com você.
Por essa razão, faça as contas e descubra qual o seu orçamento para esta contratação.
O salário de um Chef costuma ser alto, uma vez que ele é a autoridade máxima dentro da cozinha.
Portanto, avaliar qual faixa salarial está disponível é essencial na hora de negociar com o profissional.
Sua principal atribuição é auxiliar o garçom durante as atividades. Parece simples, mas não é. Trata-se de um dos profissionais mais versáteis dentro do restaurante. Ele faz de tudo um pouco – e se preocupa com os detalhes.
O Cumim encarregado de deixar tudo perfeitamente organizado para a comodidade dos clientes. Pode atuar em restaurantes de todos os tamanhos, desde os pequenos até os de grande porte. E não para por aí, muitas vezes é contratado para eventos, festas e serviços que envolvem alimentação.
O que ele faz? O trabalho de um Cumim vai desde servir bebidas até a limpeza das mesas e organização de utensílios. Ele não substitui o garçom, muito pelo contrário, atua junto com ele, formando uma equipe poderosa. Em sua atuação, o objetivo do Cumim é simplificar a vida dos clientes.
Por ser um trabalho tão amplo, várias são as características e qualidades desse profissional. Um Cumim deve ser organizado, dedicado ao trabalho, proativo, flexível e versátil. O seu compromisso com o atendimento ao cliente é o que garante resultados positivos para o estabelecimento.
Essa é a importância de um Cumim dentro do restaurante: mais do que um ajudante de garçom, esse profissional é o responsável por criar uma atmosfera de qualidade, conforto e comodidade. Limpar mesas, servir aos clientes e organizar utensílios parecem atividades simples, mas que requerem atenção especial.
Vale a pena contratar um Cumim para auxiliar nas atividades do estabelecimento. Restaurantes no mundo todo estão se adaptando para inserir em suas equipes esse profissional. Sua principal qualidade é a organização, indispensável para que os clientes se sintam bem recebidos e atendidos.
Não deixe o marketing de lado
- Conte com um site bem estruturado;
- Aposte no SEO para seu site e blog;
- Utilize a geolocalização;
- Faça anúncios no google adwords e invista nos posts em redes sociais;
- Esteja presente, principalmente no Instagram e no Facebook;
- Disponibilize seu menu online;

Quer saber mais sobre ações de marketing para promover seu restaurante?
Realize pesquisas de satisfação
O método funciona da seguinte forma:
Faça uma pergunta: De 0 a 10, o quão satisfatória foi sua experiência em nosso restaurante?Para avaliar as respostas considere:
0 a 6 - Detratores 7 a 8 - Passíveis 9 a 10 - Promotores.Clientes considerados detratores jamais vão indicar seu restaurante, pois não consideram que tiveram uma experiência positiva em seu restaurante. Já clientes passíveis gostaram da experiência, apesar de entender que você ainda pode melhorar.Os clientes promotore não só estão fidelizados, como com certeza irão indicar seu restaurante para outras pessoas.Feito isso basta aplicar a seguinte fórmula:

Utilize um sistema de gestão
- Redução de erros;
- Mais agilidade em todos os processos;
- Centralização de processos e informações;
- Melhora na experiência de seus clientes.
- Controle de mesas, estoque e caixa;
- Comandas eletrônicas e integração com balança;
- Relatórios completos para a sua gestão;
- Suporte sempre pronto para lhe atender, todos os dias da semana.